Pular para o conteúdo principal

Enorme tempestade solar pode desligar a internet por meses em 2024


O professor Peter Becker, da Universidade George Mason (Virgínia, EUA), responsável por desenvolver sistemas de alerta sobre atividades solares que possam prejudicar a tecnologia do mundo, apontou o que considera um “apocalipse da internet” em 2024. De acordo com ele, uma enorme tempestade solar pode afetar todo o planeta.

“A Internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando numa época mais ativa”, disse ele, conforme o site Insider Paper.

Segundo o cientista, esta é a primeira vez na história que houve uma convergência entre o aumento da atividade solar com a dependência da internet pelo ser humano. Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, o Ciclo Solar 25 – que prevê uma supertempestade solar – deve ocorrer antes do previsto.

Inicialmente, estudos mostravam que uma atividade solar desse tamanho aconteceria somente em julho de 2025. Mas Becker sugere que a fase mais intensa da tempestade será no ano que vem, ainda de acordo com o jornal.

Tempestade solar

A princípio, o cientista diz que a ejeção de massa coronal do Sol em decorrência da tempestade solar pode se dirigir a outra direção do espaço. Se vier à Terra, contudo, “nos dá cerca de 18 a 24 horas de aviso antes que essas partículas cheguem” ao planeta e “comecem a mexer com o campo magnético”.

Fonte: Metrópole

Comentários

As mais clicadas

Polícia Civil de Tocantins prende acusados de assaltos a bancos. Entre os acusados está o cantor e compositor Serginho Pinheiro

O ex-policial civil, Francisco Amilca Bezerra Leite, além de Muriel Santos Melo, Dorismar José Benedito Júnior, Antônio Sérgio Alves Pinheiro,Carlos Antônio Rodrigues Aguiar e Guilherme Barros Siqueira Leite foram presos nesta quarta-feira (7),em Porto Nacional.  Eles são suspeitos de pertencer a uma quadrilha de assaltos a bancos e explosão de caixas eletrônicas em municípios do estado. Durante a prisão, a Polícia Civil  apreendeu um revólver calibre 38, dois calibre 22, um revólver Taurus calibre 357 e munição para as armas. Também foram apreendidos, quatro veículos - sendo um importado avaliado em mais de R$ 200 mil -, aparelhos celulares, pen drives e jóias. Na residência do ex-policial civil, Francisco Amilca, também foi cumprido um mandado de busca que resultou na apreensão de uma pistola Taurus calibre 380. De acordo com a PC, a quadrilha presa fornecia apoio e logística para assaltantes que vinham de outros estados para assaltar bancos e explodir caixas eletrônicos no

Homem arranca o coração da ex e come frito na manteiga

Não foi no óleo nem no azeite. Após assassinar a própria esposa, Patricia Vicente da Silva, o desempregado José Jorge da Silva, retirou os órgãos do corpo da vítima e levou o coração até um bar, onde pediu para o cozinheiro fritar na manteiga, e comeu acompanhado de uma cervejinha. O crime bárbaro, que chocou a cidade de Arapiraca, em Alagoas, foi cometido no final de 2010, e teve desfecho nesta semana, quando o assassino foi preso no município de Carmópolis, em Sergipe, e confessou friamente, para a surpresa geral. "Ele foi preso aqui após tentar roubar um taxista e, ao levantarmos a ficha, descobrimos que ele era procurado em Arapiraca por esse crime. O que surpreendeu foi a calma com que ele confessou tudo, com detalhes. Em nenhum momento ele demonstrou sinal de arrependimento", disse o delegado de Carmópolis, Lênio Augusto. E o arrependimento não faz mesmo parte do vocabulário do assassino, que planejou o crime ao suspeitar de uma traição e o contou detalhadamente.

Jovem é atingido por vários disparos de arma de fogo e morre na Cidade Nova

Foi morto por disparos de arma de fogo o garçom, Miquéias França de Oliveira, 24 anos, no ultimo sábado (19), por volta de 00h10, na Rua Rubens Tinoco Ferraz, próximo ao numero 340, bairro Cidade Nova. Uma testemunha afirmou que o jovem foi atingido por vários disparos de arma de fogo, por um elemento desconhecido que usava capuz; tal elemento chegou e saiu a pé. No local ficaram espalhados vários cartuchos íntegros e deflagrados, de calibre 12 e 380. Duas testemunhas do crime se apresentaram na delegacia legal de Itaperuna, o fato esta sendo investigado. Até o fechamento dessa matéria o autor dos disparos não havia sido identificado. Miquéias França de Oliveira teve passagens policiais por: Receptação, Porte Ilegal de Arma de Fogo, Associação e Tráfico de Drogas. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410 Reportagem: Jorge Luiz 22/03/11