Pular para o conteúdo principal

Mel é mais calórico que açúcar refinado e prejudica a pele

O mel é usado como "adoçante" desde a época das cavernas e seu consumo tem aumentado a cada ano, segundo a rede de supermercados inglesa Waitrose, que vendeu 112 milhões de libras (aproximadamente R$ 458 milhões) do produto no último ano.
Esse movimento se deve à crença de que o mel é a opção mais saudável em termos de doces. No entanto, em artigo de Nicole Mowbray para o site inglês Daily Mail, ela questiona quais os reais benefícios e as lendas em torno do mel. Confira:
Mel também é açúcar
Açúcar refinado é rico em sacarose, componente processado pela insulina produzida no pâncreas. O mel é formado de cerca de 55% de frutose, um tipo de açúcar processado pelo fígado. Apesar da diferença química, o corpo ainda reage ao mel do mesmo modo que reage ao doce comum - como um pico de açúcar no sangue. Quando consumidos em excesso, os dois tipos causam aumento de peso e problemas do coração. Além disso, o excesso de frutose pode também eliminar os minerais do corpo.
"Há uma ideia que o açúcar é um vilão convicto e o mel um herói. Colocar mel no cereal pela manhã não é melhor para o corpo do que colocar açúcar", explica a nutricionista Ian Marber. "Queremos acreditar que um é bom e o outro é ruim, mas isso não é verdade", completa.
É calórico
Uma colher de chá de mel tem 22 calorias e a mesma quantidade de açúcar refinado tem 16 calorias. A lenda de que o mel é "magro e natural" é ruim porque as pessoas tendem a usá-lo em excesso por causa disso. "Quando as pessoas pensam que algo é pouco calórico, elas comem demais".
Tem poucos minerais
"Nas propagandas, as empresas usam "mel" como sinônimo de "doce" porque dá uma ideia implícita de que é saudável", afirma Ian Marber. O mel natural, vendido direto das fazendas e lojas de alimentos saudáveis, tem cerca de 2% de vitaminas. Mas, os produtos vendidos em supermercados, por exemplo, são processados e perdem estes benefícios.
É ruim para o dente
Segundo um estudo do Serviço de Saúde Pública da Inglaterra, uma em cada oito crianças tem cáries antes dos três anos de idade devido, principalmente, ao consumo de açúcar em frutas secas, refrigerantes e mel. "O mel também causa cáries", explica Dr. Joe Bansal, da London Smile Clinic.
Faz mal para a pele
Glucose, frutose e carboidrato contidos no mel causam danos ao colágeno, assim como o açúcar comum. "Os benefícios das poucas vitaminas extras do mel não ajudam a reparar os danos causados ao colágeno", explica a esteticista Dra. Mica Engel.
Não é necessário
Incluir qualquer tipo de doce - seja açúcar ou mel - na dieta não traz nenhum benefício. Esse componente pode ser responsável por tomar cerca de 10% das calorias diárias recomendadas. "Ao contrário do que a indústria alimentícia quer que você acredite, o corpo não precisa de açúcar", explicca o cardiologista Dr. Aseem Malhotra.
Fonte: Terra Saúde

As mais clicadas

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna     

Casório: Dieckmann vai de calcinha à mostra, vestido de Regina Casé vira toalha e camisa de Luan Santana é zoada

Teve de tudo no figurino dos famosos no casamento de Thiaguinho e Mili (Fernanda Souza). Carolina Dieckmann apareceu com um vestido transparente que mostrava sua calcinha. Mas estava bonitona, apesar de ter gente falando que era vestido de "vó". Carolina Dieckmann mostrou a calcinha (Foto: Reprodução/Instagram) Regina Casé virou piada e seu vestido floridão foi comparado a uma toalha de mesa, tadinha. Para piorar, é a segunda vez que ela usa essa roupa... extravagante... Preta ao lado de Regina Casé no casamento Thiago Duran e Francisco Cepeda/AgNews Vestido de Casé foi comparado a essa toalha (foto foi postada por uma internauta no Facebook) Luan Santana surgiu maquiado e com uma camisa estampada. O povo começou a zoar nas redes sociais. Teve gente chamando o menino de árvore de Natal. Que maldade, viu? Luan Santana e a irmã foram juntos (Reprodução/Instagram) Já Adriane Galisteu foi assim: (Foto: Francisco Cepeda e Thiago Duran/AgNews)