Pular para o conteúdo principal

Campanha incentiva a preservação do Rio Paraíba do Sul

O Ministério Público Federal lançou nesta quarta-feira (29) a campanha No Fluxo da Vida, Cada Gota Conta, em uma escola municipal de Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro. Idealizador da ação, o procurador da República Eduardo Santos afirma que o objetivo é promover uma mudança no modo de ver e tratar os recursos hídricos. O evento contou com a participação de mais de 100 alunos, entre 6 e 12 anos, pais, professores e representantes da sociedade civil e do poder público.

Houve exposição de fotos sobre o Rio Paraíba do Sul em diversos períodos da sua história, mostrando a gravidade da situação atual. Os alunos também assistiram a uma aula sobre a importância da recuperação e da preservação dos rios. Durante o encontro, um grupo de crianças acompanhadas e monitoradas por agentes de trânsito do local distribuiu panfletos sobre a campanha aos motoristas. A assessoria do Ministério Público Federal informou que a escolha de Campos para iniciar a campanha se deve à importância que o Rio Paraíba do Sul tem para a vida dos moradores do município. Ainda segundo o órgão, a ideia é levar a campanha para outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo.

O procurador da República ressalta que a principal meta do evento é acabar com “crença” de que a água é um recurso ilimitado. “Quando há um período de seca, as pessoas acreditam que basta chover e a questão estará resolvida. Mas existem diversos problemas que podem implicar uma grande escassez de água, como a crescente industrialização, urbanização, desmatamento, e poluição dos rios”. Santos acrescenta que “se nada for feito, isso pode  aumentar as disputas pelo uso da água e deixar cada vez mais pessoas sem acesso a esse recurso”.

Vice-diretora da Escola Municipal Pequeno Jornaleiro, local onde ocorreu a ação, Regina Peçanha de Barros explica a importância de organizar campanha com as crianças. “A educação ambiental deve passar por todos, principalmente pelas crianças, que podem se tornar multiplicadoras da ideia. Além disso, elas devem estar conscientes do problema para cobrar soluções do governo e das empresas, pois serão as mais prejudicadas caso não seja feito algo para garantir o bom uso dos recursos hídricos", alertou.

Um relatório divulgado em março deste ano pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que 768 milhões de pessoas em todo o planeta não têm acesso a água potável. O texto apresentado pelo órgão também prevê que, se não forem feitas intervenções que busquem reduzir a degradação ambiental, esse número pode chegar a 2,3 bilhões até 2050.


Fonte: Agência Brasil

As mais clicadas

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna     

Idosa tem pagamento sacado após perder cartão bancário

Ontem (26), por volta das 11h, uma aposentada de 66 anos foi até uma agência bancária, indo diretamente ao caixa para receber seu pagamento, sendo informada pela atendente que o valor já havia sido sacado.  A aposentada afirmou que o cartão furtado ficava em sua carteira, juntamente com a respectiva senha. Foi sacado o pagamento do INSS, no valor de R$ 572,97, restando apenas na conta R$ 16,15.