As vendas nos shoppings tiveram neste Natal o menor crescimento dos últimos cinco anos, o valor médio das compras caiu e para reduzir os estoques os lojistas estão antecipando as liquidações de começo de ano.
Os números da Serasa Experian mostraram uma pequena alta de 2,7% no período de 18 a 24 de dezembro, o menor percentual desde 2003, quando a pesquisa foi criada e a taxa chegou a 17%. Os dados da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, também registraram crescimento menor: 2,5%, bem abaixo dos 4,1% do ano passado. Já Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop) registrou alta de 5% nas vendas em relação ao ano passado, mas atribuiu o número ao aumento no número de lojas.
- Foi o pior resultado em cinco anos. Se não tivéssemos um crescimento vegetativo das lojas, teríamos um resultado menor que o do ano passado e, em alguns setores, até negativo - disse Nabil Sahyoun, presidente da associação, referindo-se à abertura de 16 mil lojas em 38 shoppings inaugurados em todo o país ao longo de 2013.
- Não fosse isso, o crescimento das vendas seria zero - completou.
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Endividadas, famílias compram menos
O encarecimento do crédito, com os sucessivos aumentos nas taxas de juros, a alta do dólar, o elevado endividamento e a confiança em baixa dos consumidores foram os motivos apontados por entidades e especialistas pelo pífio crescimento das vendas no Natal.
Segundo Sahyoun, ao longo do ano, a alta do dólar acabou gerando reajuste nos preços do varejo, especialmente no vestuário, que representa boa parcela das vendas em shoppings. Tanto que o tíquete médio nas lojas do setor registrou queda de 10% neste Natal. Nos shoppings considerados populares, o valor ficou entre R$ 35 e R$ 55 e nos de classe média e alta, entre R$ 75 e R$ 125.
G1