Pular para o conteúdo principal

Divulgado Boletim Epidemiológico da Saúde em Itaperuna


A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, RJ, através da Vigilância em Saúde, divulgou o Boletim Epidemiológico da Saúde de casos notificados e confirmados referentes a algumas doenças ocorridas no município até o mês de setembro de 2013.
O médico Lauro Amaral, coordenador da Vigilância em Saúde, apresentou dados relevantes (tabela em anexo), que mostram diminuição de uma série de doenças, quando comparados com dados de 2012.
A Vigilância Epidemiológica notificou ainda outras doenças e agravos, incluindo casos de outros municípios. No entanto, os dados informados na tabela são referentes apenas, ao município de Itaperuna.
Detalhamento do Boletim Epidemiológico da Saúde
Atendimento antirrábico: indivíduo que entrou em contato não casual com animal, próprio ou errante, doméstico ou selvagem, sadio ou não (principalmente cão, gato etc), sofrendo mordedura, arranhadura etc.
Febre maculosa/rickettsioses: doença potencialmente grave e de difícil diagnóstico, caso não se faça um vínculo epidemiológico das queixas do paciente com fatores ambientais, principalmente contato com animais infestados por carrapatos (capivara etc) e/ou ter frequentado ambientes favoráveis aos mesmos (zona rural).
Leptospirose: é possível que haja subnotificação, pois os sintomas nas formas leves a moderadas são muito semelhantes com os de outras doenças, podendo ser confundida até com a gripe.
Violências: são considerados confirmados os casos de violência psicológica/moral e negligência/abandono. Para violência física e/ou sexual, considera-se a necessidade de confirmação por exame pericial. Principais vítimas notificadas: mulheres, crianças e idosos. Encontra-se em elaboração uma Portaria a ser publicada oficialmente, estabelecendo regras, reafirmando conceitos e organizando formalmente uma rede de atendimento às vítimas de violência no que tange às ações de Saúde Pública para o município de Itaperuna.
Acidentes com material biológico: trata-se de eventos em que um profissional de Saúde sofre contato com sangue ou outro material potencialmente contaminado (por vírus das hepatites B e C, HIV etc) de um paciente-fonte, particularmente ao se perfurar com agulhas. É preciso que estes profissionais estejam atentos e se protejam contra hepatite B. Além disso, é necessário que os profissionais façam exames para checar se a vacina funcionou.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) do Noroeste informa que haverá uma capacitação em Acidentes com Material Biológico, que ocorrerá em novembro deste ano, com data e local a serem informados.

Imagem: divulgação

INFORMAÇÃO
NICES | SMS
Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social

As mais clicadas

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna     

Idosa tem pagamento sacado após perder cartão bancário

Ontem (26), por volta das 11h, uma aposentada de 66 anos foi até uma agência bancária, indo diretamente ao caixa para receber seu pagamento, sendo informada pela atendente que o valor já havia sido sacado.  A aposentada afirmou que o cartão furtado ficava em sua carteira, juntamente com a respectiva senha. Foi sacado o pagamento do INSS, no valor de R$ 572,97, restando apenas na conta R$ 16,15.