Pular para o conteúdo principal

Ladrão que apanhou de idosos revela constrangimento

A 22ª DP (Penha) registrou nesta quinta-feira de manhã situação inusitada: vítimas de tentativas de assalto, os idosos Manuel Guinarte Rodrigues, de 76 anos, e Delmir Sarmento Barcelos, de 85, deram uma surra — em momentos distintos — em Bruno Uender Rosário de Mattos, o Maluquinho, de 19, em Olaria, na Zona Norte. O jovem acabou preso.
Por volta das 8h30, Bruno, simulando portar arma sob a camisa, tentou assaltar Manuel na Rua Ibiapina. A vítima, porém, reagiu e derrubou o assaltante no chão. Depois de bater no bandido e o imobilizar, Manuel foi aplaudido por pessoas que passavam pelo local. O jovem só não foi linchado porque policias do 16º BPM (Olaria), que faziam ronda na área, chegaram em seguida.


Na delegacia, homem disso ter ido ao hospital apenas porque foi agredido
Foto:  Severino Silva / Agência O Dia



























Ao ser preso, Bruno, que já tinha passagem na polícia por tráfico de drogas, foi reconhecido por Delmir. Ele contou que também reagiu e se atracou com o assaltante meia hora antes, pelo mesmo motivo, na Rua Leopoldina Rêgo, a poucas quadras da Rua Ibiapina.
Queixando-se de dores e com escoriações pelo corpo, Bruno foi levado pelos PMs para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, de onde foi liberado pouco depois.
Na delegacia, enquanto aguardavam para prestar depoimento, Manuel e Delmir eram cumprimentados pelo feito. Na delegacia, o rapaz mostrou-se constrangido com a situação.
“Acabaram virando heróis. Afinal, não é todo dia que dois idosos, que juntos somam 161 anos, dão uma coça num homem que tem oito vezes menos a idade deles e quase um 1,80 metro de altura”, afirmou o delegado Reginaldo Guilherme, condenando, entretanto, a atitude dos heróis-relâmpago da terceira idade.
Vídeo:  Rapaz tentou assaltar idosos e acabou apanhando
“Numa situação dessa, a vítima nunca deve reagir. E se o criminoso estivesse armado de verdade? Poderia ter matado um deles ou os dois”, justificou Reginaldo.
“Eles estão de parabéns. Fiz questão de cumprimentar os dois vovozinhos. Infelizmente, não tive a mesma coragem que eles”, comentou a secretária Marieta Jerônimo de Paula, de 42 anos.
Ela fora à delegacia depois de ter sido assaltada por outro jovem no bairro. Bruno vai responder por duas tentativas de roubo.
No início da tarde, parentes de Manuel, que mora em Olaria, e Delmir, na Penha, informaram que ambos estavam bem e que, depois do susto, tinham ido descansar. Durante todo o dia, amigos e parentes ligaram para saber notícias deles.
Avó e bisavó lamentam vício do rapaz
Criado pela avó, Helena, e pela bisavó, Iara, desde os oito meses de idade, Bruno Uender era um desses usuários de drogas que perambulam pelo Rio.
Viciado em maconha, cocaína e crack há quatro anos, ele estava morando nas ruas da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Os pais, Marcos e Sônia, também viciados, foram mortos aos 20 anos.
“Já fizemos de tudo para livrá-lo das drogas. Chegamos a interná-lo cinco vezes e até uma casa montamos para ele, que vendeu tudo por causa do vício. Minha mãe (Iara) teve que colocar grades na casa dela porque ele a roubava sempre”, disse Helena.

As mais clicadas

Polícia Civil de Tocantins prende acusados de assaltos a bancos. Entre os acusados está o cantor e compositor Serginho Pinheiro

O ex-policial civil, Francisco Amilca Bezerra Leite, além de Muriel Santos Melo, Dorismar José Benedito Júnior, Antônio Sérgio Alves Pinheiro,Carlos Antônio Rodrigues Aguiar e Guilherme Barros Siqueira Leite foram presos nesta quarta-feira (7),em Porto Nacional.  Eles são suspeitos de pertencer a uma quadrilha de assaltos a bancos e explosão de caixas eletrônicas em municípios do estado. Durante a prisão, a Polícia Civil  apreendeu um revólver calibre 38, dois calibre 22, um revólver Taurus calibre 357 e munição para as armas. Também foram apreendidos, quatro veículos - sendo um importado avaliado em mais de R$ 200 mil -, aparelhos celulares, pen drives e jóias. Na residência do ex-policial civil, Francisco Amilca, também foi cumprido um mandado de busca que resultou na apreensão de uma pistola Taurus calibre 380. De acordo com a PC, a quadrilha presa fornecia apoio e logística para assaltantes que vinham de outros estados para assaltar bancos e explodir caixas eletrônicos no

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna