Secretário de Agricultura - Luiz Alberto Martins Azevedo |
Aconteceu na tarde desta terça-feira (26/02) um encontro marcado pela Prefeitura de Itaperuna para apresentar o programa Minha Casa Minha Vida Rural ao agricultor familiar do município, na Secretaria Municipal de Agricultura de Itaperuna. O secretário municipal de Agricultura, Luiz Alberto Martins Azevedo, o gerente da agência da Caixa Econômica Federal (CEF), Leandro Tavares de Oliveira, e produtores rurais interessados no assunto participaram da reunião.
O prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, afirmou que esta é uma oportunidade para proporcionar dignidade para as famílias rurais. "O programa, que já acontece em diversas cidades do Brasil, precisa também ser implantado em Itaperuna", declarou.
O secretário de agricultura acompanhou toda a apresentação feita pelo gerente da CEF e acredita no programa. “A aquisição de um lar próprio é muito importante para a vida de todos nós e o trabalhador rural também tem esse direito”, afirmou Luiz Alberto.
Em Itaperuna, a Associação dos Moradores e Trabalhadores Rurais de Valão do Cágado e da Boa Esperança está com 11 pedidos de adesão ao Programa Minha Casa Minha Vida.
Como funciona o Projeto Minha Casa Minha Vida Rural
Se você é agricultor familiar ou trabalhador rural e possui renda familiar bruta anual de até R$ 15.000,00, você pode obter subsídios de até R$ 28.500,00 para aquisição de material de construção para produção da sua moradia, e de até R$ 17.000,00 para a reforma, ampliação ou conclusão de sua casa por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).
As famílias com renda familiar bruta anual de até R$ 15.000,00 recebem o recurso para construir a casa. O beneficiário paga 4% do valor recebido em 04 prestações anuais. A primeira prestação será paga 01 ano após a contratação com a CAIXA.
O acesso ao programa se dá por meio de grupos de no mínimo 4 e no máximo 50 famílias organizadas por uma entidade sem fins lucrativos ou pelo Poder Público que apresenta a proposta à Caixa para análise que leva até 30 dias após a entrega de documentação completa em qualquer agência da CEF.
Podem atuar como entidades organizadoras as entidades sem fins lucrativos, como: sindicatos; cooperativas; associações; companhias e empresas estaduais ou municipais de habitação vinculadas ao poder público; condomínios; pessoas jurídicas voltadas à produção de unidades habitacionais e o poder público (Prefeitura Municipal, Governo Estadual e Distrito Federal).
O prazo para construção do imóvel varia entre 6 e 12 meses.
Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna com fotos de Marcelo Nunes Pereira