Pular para o conteúdo principal

Número de mortes por dengue cai 70% no estado do Rio de Janeiro em 2012




O número de mortes por dengue caiu 70% no estado do Rio de Janeiro em 2012, em relação ao mesmo período do ano passado. Foi registrado, no entanto, 9% mais casos este ano, em comparação com 2011. Durante as 50 semanas epidemiológicas de 2012 (de 1º de janeiro a 22 de dezembro), foram notificados 183.129 casos suspeitos e 976 casos graves de dengue no estado do Rio, com 41 óbitos confirmados pela doença nos municípios Rio de Janeiro, Belford Roxo, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo e São João de Meriti. No mesmo período de 2011, foram notificados 167.488 casos, com 141 óbitos. As notificações de casos são compiladas pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado.

Salas de Situação Regional - O próximo passo da Secretaria de Estado de Saúde (SES) no combate à dengue é aproximar-se ainda mais dos municípios. Para isso, acabam de ser criadas as Salas de Situação Regional, que vão reunir representantes das Secretarias Municipais de Saúde e das subsecretarias de Vigilância Epidemiológica e de Atenção à Saúde e da Assessoria de Humanização da SES para discutir ações de prevenção e combate à doença no estado do Rio de Janeiro.

- As salas servirão para entendermos como está a dinâmica de transmissão em cada região, a questão assistencial, se será preciso intervenção do Estado ou mesmo uma participação solidária dos municípios do entorno. Será um espaço onde vamos discutir todos os aspectos da dengue e os possíveis encaminhamentos para solucionar problemas, que podem ser desde medidas locais até ações da SES que possam prover o apoio necessário. Com as salas, esperamos estar mais próximos dos municípios e entender melhor o que está acontecendo em cada local para que possamos antecipar uma resposta caso haja necessidade – explica o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Alexandre Chieppe.

Serão 10 salas em todas as regiões do estado, para cobrir os 92 municípios. Em cada uma haverá dois técnicos da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES para acompanhar reuniões e levar informações atualizadas e detalhadas para o Grupo de Trabalho de Dengue da SES e, assim, tomar as decisões de forma colegiada. As reuniões, que começaram a acontecer no início de dezembro, discutem o cenário epidemiológico local, número de casos, áreas mais afetadas, além de questões assistenciais como o envio de insumos e outros assuntos relacionados à doença.

- Optamos por regionalizar a discussão. Dessa maneira, podemos entrar nos detalhes. O município pode ter um cenário de relativa tranquilidade, uma taxa de incidência de dengue baixa, mas tem um bairro onde está acontecendo uma transmissão importante e que precisamos articular a organização da rede assistencial daquele local e as ações de bloqueio do mosquito com uso de equipamentos de ultrabaixo volume (carros fumacê), por exemplo – ressalta Chieppe.

Previsões para 2013 – Segundo o superintendente, as previsões para o próximo ano são similares ao cenário que o estado viveu em 2012. Com a entrada da dengue Tipo 4 e sua circulação incompleta, ainda há espaço para circulação do vírus já que a transmissão ficou muito restrita ao município do Rio de Janeiro.

- Existe um grande número de pessoas suscetíveis à doença em todas as regiões do estado, mas além das Salas de Situação Regional ainda temos programadas muitas novas ações para ajudar no combate à doença em 2013 - adianta Chieppe.

Informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde



As mais clicadas

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna     

Idosa tem pagamento sacado após perder cartão bancário

Ontem (26), por volta das 11h, uma aposentada de 66 anos foi até uma agência bancária, indo diretamente ao caixa para receber seu pagamento, sendo informada pela atendente que o valor já havia sido sacado.  A aposentada afirmou que o cartão furtado ficava em sua carteira, juntamente com a respectiva senha. Foi sacado o pagamento do INSS, no valor de R$ 572,97, restando apenas na conta R$ 16,15.