Pular para o conteúdo principal

Resultado das eleições fortalece Garotinho




Mais do que a disputa entre lideranças políticas locais, as eleições municipais deste ano serviram para definir o desenho do mapa político do Estado do Rio com vistas à disputa eleitoral de 2014, quando estarão em confronto as principais forças estaduais na disputa do governo fluminense. Uma queda de braço que põe de um lado o deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho (PR), que aspira novamente governar o Estado. Por outro, o governador Sérgio Cabral (PMDB) deve indicar o vice-governador Luiz Fernando Pezão como seu candidato ao Palácio Guanabara. Há ainda o senador Lindberg Farias (PT), que pretende também concorrer ao Governo do Estado.

Neste pleito, Garotinho colecionou 30 vitórias em prefeituras importantes de várias regiões do Estado. No Norte/Noroeste Fluminense, o PR ou seus aliados contabilizam as conquistas das prefeituras de Campos, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Miracema, Porciúncula, Italva, Cardoso Moreira, Quissamã e São Francisco de Itabapoana. A região conta com mais de um milhão de habitantes.


Região dos Lagos e mais triunfos

Na Região dos Lagos, o cacife do grupo se revigorou com vitórias em Araruama, com o deputado estadual Miguel Jeovani (PR); e em Cabo Frio, através de Alair Corrêa (PP), que venceu o candidato Jânio Mendes (PDT), apoiado por Cabral, com diferença de mais de 20 mil votos, mas não levou por pendências de documentação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e ainda aguarda recurso. Cabo Frio e Araruama representam 60% dos eleitores da região, onde vivem cerca de 500 mil habitantes.

Mas foi em São Gonçalo, na Região Metropolitana, a vitória mais comemorada do PR no último domingo, no segundo mais importante colégio eleitoral do Estado, com o triunfo de Neilton Mulin (PR), que derrotou o candidato Adolfo Konder (PMDB), apoiado pela atual prefeita Aparecida Panisset e por Sérgio Cabral. Mulin é mais do que um aliado, uma espécie de discípulo de Garotinho, que se empenhou pessoalmente nesta eleição. “Com o apoio da prefeita, usando a máquina da prefeitura, Konder tinha depoimentos de apoio na TV, de Lula, Dilma, Cabral, Lindberg Farias, Marcelo Crivella, entre outros. Mas com a sua forma honesta de fazer política, sua humildade no trato com as pessoas, Neilton conseguiu uma das vitórias mais incríveis deste 2º turno, já que Konder teve192 mil votos no primeiro turno e agora 202 mil, enquanto Neilton subiu de 116 mil para 265 mil votos”, comemora Garotinho. São Gonçalo tem um milhão de habitantes e sofrerá forte influência econômica por conta da instalação do Polo Petroquímico em Itaboraí, cidade vizinha.


Outras derrotas de Cabral

Além da derrota em São Gonçalo, Cabral perdeu em Nova Iguaçu, onde, o vitorioso Nelson Bornier, embora seja do PMDB, não reza pela mesma cartilha do governador. Em Duque de Caxias, Cabral chegou a levar o vice-presidente Michel Temer para a campanha de seu candidato, o ex-prefeito Washington Reis (PMDB). O grande vitorioso, entretanto, foi o deputado federal Alexandre Cardoso (PSB).

Outra derrota para Cabral foi em Petrópolis, onde retorna à prefeitura o socialista Rubem Bomtempo (PSB), que travou ferrenha disputa com o peemedebista Bernardo Rossi (PMDB). Lá também se empenharam Cabral e o presidente do PMDB, Jorge Picciani, a favor de Rossi. Na eleição petropolitana, o PR deu o vice-prefeito eleito Fernando Vaz.
Na avaliação de Garotinho, “excetuando-se a incontestável vitória de Eduardo Paes na cidade do Rio de Janeiro, o grande derrotado das urnas foi o PMDB” nestas eleições.

O PMDB perdeu para o PT em Angra dos Reis, a maior cidade da Costa Verde. No Norte Fluminense, nas duas principais cidades, Campos e Macaé sofreu duas derrotas fragorosas, para o PR (Rosinha) em Campos, e para o PV (Dr. Aluísio) em Macaé. No Noroeste, perdeu nas três mais importantes cidades, duas inclusive que são administradas por peemedebistas. Em Miracema, o vencedor foi Joedyr Orsay (PR). “Em Santo Antônio de Pádua, acabou a oligarquia de 30 anos da família Padilha, com a vitória do nosso candidato Josias Quintal (PSB); e em Itaperuna, o PMDB estava tão fraco que apoiou o nosso candidato Alfredão, que foi o vencedor. Na Região Serrana perdeu na principal cidade, Petrópolis, para a chapa PSB/PR”, ressalta Garotinho.

No Sul Fluminense, o PMDB obteve uma solitária vitória na disputa ente Antônio Neto (PMDB) e Zoinho (PR). “Não fosse a vitória em Volta Redonda, o PMDB teria passado um vexame, já que o candidato apoiado pelo PR, em Barra Mansa, Jonas Marins, do PC do B derrotou o candidato do PMDB, o prefeito José Renato. Em Resende Noel de Carvalho (PMDB) amargou a maior derrota eleitoral da sua vida”, concluiu Garotinho.

Informações de O Diário




As mais clicadas

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna     

Casório: Dieckmann vai de calcinha à mostra, vestido de Regina Casé vira toalha e camisa de Luan Santana é zoada

Teve de tudo no figurino dos famosos no casamento de Thiaguinho e Mili (Fernanda Souza). Carolina Dieckmann apareceu com um vestido transparente que mostrava sua calcinha. Mas estava bonitona, apesar de ter gente falando que era vestido de "vó". Carolina Dieckmann mostrou a calcinha (Foto: Reprodução/Instagram) Regina Casé virou piada e seu vestido floridão foi comparado a uma toalha de mesa, tadinha. Para piorar, é a segunda vez que ela usa essa roupa... extravagante... Preta ao lado de Regina Casé no casamento Thiago Duran e Francisco Cepeda/AgNews Vestido de Casé foi comparado a essa toalha (foto foi postada por uma internauta no Facebook) Luan Santana surgiu maquiado e com uma camisa estampada. O povo começou a zoar nas redes sociais. Teve gente chamando o menino de árvore de Natal. Que maldade, viu? Luan Santana e a irmã foram juntos (Reprodução/Instagram) Já Adriane Galisteu foi assim: (Foto: Francisco Cepeda e Thiago Duran/AgNews)