Pular para o conteúdo principal

Mulheres têm direito a benefício nos casos de aborto espontâneo




Muitas mulheres desconhecem o que é o salário-maternidade, e quem tem direito ao beneficio concedido pelo Governo Federal. De todas as situações que garantem o auxilio pós parto, uma em especial chama a atenção por não ser tão propagada. Instituído em 14 de julho de 2007, uma lei garante que toda mulher que durante a gestação sofre aborto espontâneo, conhecido como natimorto, aborto não criminoso, tem direito a receber o beneficio, desde que comprovado por laudo médico a ocorrência.

A professora Andreza Velasco dos Santos, de 29 anos foi uma delas.Com uma filha de três anos e diabética, na segunda gestação Andreza teve um aborto espontâneo. Ela faz parte do grupo de mulheres que tem gravidez de risco. Hoje está novamente grávida de sete meses, e descobriu por acaso que tinha direito ao beneficio.

“Em dezembro de 2011 sofri um aborto espontâneo.Estava pesquisando na internet para concursos e deparei com a informação de que era possível receber o benefício, então entrei em contato com a Previdência Social pelo número 135, e a atendente me explicou tudo”, relata desabafando que poderiam oferecer mais informações sobre o assunto.

O processo para ter direito ao benéfico foi recente, a primeira ida dela a Agência da Previdência foi em maio. “A Previdência em Campos não tem agenda para atender nenhum caso de maternidade, então fui direcionada para Cardoso Moreira. Esse benefício por ser relativamente novo, ainda é desconhecido de muitas pessoas que trabalham no próprio INSS, tanto que não constava nem no sistema. A minha sorte é que o médico que me atendeu havia passado por um treinamento recente, e assim como eu que desconhecia muitas gestantes de alto risco da região também desconhecem”, relata.

Requerimento nas agências da previdência

De acordo com as informações repassadas a ela, uma surpresa: “Descobri que fui a primeira mulher do norte e noroeste fluminense a conseguir esse benefício”, relata. Por meio da Assessoria de Imprensa a Gerência Executiva do INSS em Campos dos Goytacazes, disse não ter dados estatísticos sobre o salário maternidade concedidos, em decorrência de aborto não criminoso, e que o benefício é pago pelo governo, através da Previdência Social. As contribuintes individuais requerem o salário maternidade nas Agências da Previdência, já as seguradas empregadas apresentam a documentação, na própria empresa na qual trabalha. Quanto às informações, a Assessoria informou que ficam disponíveis em sua página na iternet, nas agências e postos e também pelo telefone 135.

Andreza deu entrada junto ao INSS em 27 de junho e terá o beneficio referente ao período de duas semanas. O pagamento foi previsto para Cardoso Moreira, local onde conseguiu atendimento, apesar de ser moradora do bairro Imperial, em Campos.

Informações e foto do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes)
                                                                                                              



As mais clicadas

Polícia Civil de Tocantins prende acusados de assaltos a bancos. Entre os acusados está o cantor e compositor Serginho Pinheiro

O ex-policial civil, Francisco Amilca Bezerra Leite, além de Muriel Santos Melo, Dorismar José Benedito Júnior, Antônio Sérgio Alves Pinheiro,Carlos Antônio Rodrigues Aguiar e Guilherme Barros Siqueira Leite foram presos nesta quarta-feira (7),em Porto Nacional.  Eles são suspeitos de pertencer a uma quadrilha de assaltos a bancos e explosão de caixas eletrônicas em municípios do estado. Durante a prisão, a Polícia Civil  apreendeu um revólver calibre 38, dois calibre 22, um revólver Taurus calibre 357 e munição para as armas. Também foram apreendidos, quatro veículos - sendo um importado avaliado em mais de R$ 200 mil -, aparelhos celulares, pen drives e jóias. Na residência do ex-policial civil, Francisco Amilca, também foi cumprido um mandado de busca que resultou na apreensão de uma pistola Taurus calibre 380. De acordo com a PC, a quadrilha presa fornecia apoio e logística para assaltantes que vinham de outros estados para assaltar bancos e explodir caixas eletrônicos no

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna