Pular para o conteúdo principal

Rio Rural é destaque na abertura da SIPAT em Itaocara


As ações implementadas pelo Programa Rio Rural, para promover a agricultura sustentável em harmonia com a conservação do ambiente, foram destacadas na abertura da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, em Itaocara. Organizado pelos formandos do Curso Técnico em Segurança  do Trabalho (TST) do SENAC-Rio, o evento aconteceu no Teatro Municipal Kiud, na noite da última segunda-feira (21/5), e teve como tema Meio Ambiente, Saúde e Segurança.

A palestra de abertura foi proferida pelo coordenador do Centro de Referência Agroambiental do Rio Rural no Noroeste Fluminense, Carlos Marconi, com apoio do supervisor local da Emater-Rio, José Matias Silva Rocha. Marconi falou sobre a importância da conservação dos recursos naturais e mostrou o resultado do trabalho desenvolvido pelo Rio Rural, que utiliza a microbacia hidrográfica como unidade de planejamento e intervenção. Entre as ações destacadas, o incentivo à produção agroecológica, a educação ambiental e a instalação de fossas sépticas na área rural do Noroeste Fluminense e a campanha Água Limpa para o Rio Olímpico.

“Mesmo quem está na área urbana, mora em uma microbacia e vai sentir os reflexos das boas ações no campo. Divulgar o programa para um público jovem e urbano é importante porque, a partir de agora, eles vão estar mais atentos  às transformações que estão ocorrendo na zona rural”, explicou Marconi.

Cerca de 60 pessoas assistiram à palestra. Formanda em TST, Claude Marina Reis ficou surpresa com o que ouviu sobre o Rio Rural. “Não conhecia o programa. Estou confiante de que o futuro será melhor e feliz, porque a região está sendo bem cuidada. Esses projetos podem evitar desastres ambientais” disse Marina. Para sua colega de curso, Vanessa Bom, a palestra foi importante porque evidenciou a responsabilidade de cada um. “Temos de fazer a nossa parte, dentro de casa, e trabalhar com muita responsabilidade na empresa, para não deixar que ocorram danos ao ambiente”, disse.

Meio Ambiente e Segurança do Trabalho

Coordenador e professor do curso, Bruno Vieira avalia que tudo o que é relacionado ao meio ambiente é importante para a formação do técnico em segurança do trabalho. ” Trabalhamos diretamente com isso. Temos de cuidar da saúde dos profissionais da empresa e, ao diminuir os riscos ambientais, consequentemente estamos eliminando riscos à saúde do trabalhador” esclareceu Bruno.

A necessidade de uso sustentável dos recursos naturais nas empresas também foi abordado. Segundo palestrante da noite, o técnico em segurança do trabalho e gestor ambiental, Jorge Joukhadar, disse que a função do técnico nos empreendimentos não é só prevenir acidentes. “A empresa tem de cuidar dos efluentes, dos poluentes, da qualidade do ar, por isso trabalhamos em cima dos conceitos de saúde, segurança e meio ambiente.

Ascom-Rio Rural

As mais clicadas

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna     

Idosa tem pagamento sacado após perder cartão bancário

Ontem (26), por volta das 11h, uma aposentada de 66 anos foi até uma agência bancária, indo diretamente ao caixa para receber seu pagamento, sendo informada pela atendente que o valor já havia sido sacado.  A aposentada afirmou que o cartão furtado ficava em sua carteira, juntamente com a respectiva senha. Foi sacado o pagamento do INSS, no valor de R$ 572,97, restando apenas na conta R$ 16,15.