Pular para o conteúdo principal

Aperibé promove III Oficina do PMAQ


Aperibé sediou a Terceira Oficina Regional do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) Autoavaliação e Desenvolvimento no Centro de Convenções Ataíde Faria Leite. Os municípios presentes foram: Aperibé, Itaocara, Porciúncula, Natividade, Miracema, Varre-sai, Bom Jesus do Itabapoana, São José de Ubá, Santo Antônio de Pádua, Laje do Muriaé e Cardoso Moreira. Agora Italva, Itaperuna, Cambuci e Bom Jesus do Itabapoana não compareceram ao evento, mas dos quatro, apenas Bom Jesus do Itabapoana já aderiu ao programa. Estiveram presentes as apoiadoras da Gestão da Atenção Básica da Secretaria de saúde do Estado Fany Chan, Aline Cunha e Clarice Furtado.

A apoiadora Clarice Furtado disse está feliz por Aperibé receber duas das três oficinas realizadas. “Sempre precisamos de um município que possa sediar. Então Aperibé que está sediando, sempre marca uma presença importante no trabalho do PMAQ. Com isso sabemos que o município está correndo atrás e cumprindo as fases, fazendo à melhoria da atenção básica e do acesso a atenção básica. Então sediar este evento é muito representativo,” destacou.

Ainda de acordo com Clarice os municípios estão conseguindo avançar bastante no programa. No início todos tomam um susto, porque é algo novo e deve se feito um planejamento, mas a evolução está sendo boa. “O programa tem metas a serem cumpridas que são as dos indicadores dentro do processo de trabalho da equipe. Os municípios vão receber a visita de avaliadores externos da Universidade no caso do Estado do Rio de Janeiro vai ser a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fio Cruz que virá ao município e fará um questionário para saber como está sendo feito o atendimento dentro da unidade. Então as entrevistas serão feitas com as equipes e também com a comunidade que está sendo atendida,” argumentou.

Ela finalizou agradecendo a todos pela participação e que isso engrandecer muito o trabalho da equipe. E acrescentou: “Sempre procuramos vir ao noroeste fluminense, porque além de ser uma região que tem uma carência, é também bastante distante da capital. Estamos aqui para acompanhar este processo que é muito importante, porque a atenção básica é o pilar da saúde. Os municípios aqui são menores, por isso estão muito mais centrados na atenção básica. Então temos que melhorar a qualidade e agilidade desse setor da saúde,” concluiu.

Além do evento do PMAQ Aperibé também realizou um curso de capacitação em “Trabalhos Operacionais e Educação em Saúde no Controle da Dengue”, nos dias 14 a 18 e 21 a 25 de maio. Este foi ministrado por técnicos da Vigilância em Saúde do Estado para agentes comunitários de saúde e de combate à Dengue. Este curso abordou temas de muita relevância para atualização dos agentes, dentre eles, a biologia do vetor (Aedes Aegypti), seu controle, combate e prevenção da doença, forma de abordagem, comunicação e interação com os usuários nas visitas domiciliares.

Ascom-PMA

As mais clicadas

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna     

Idosa tem pagamento sacado após perder cartão bancário

Ontem (26), por volta das 11h, uma aposentada de 66 anos foi até uma agência bancária, indo diretamente ao caixa para receber seu pagamento, sendo informada pela atendente que o valor já havia sido sacado.  A aposentada afirmou que o cartão furtado ficava em sua carteira, juntamente com a respectiva senha. Foi sacado o pagamento do INSS, no valor de R$ 572,97, restando apenas na conta R$ 16,15.