Pular para o conteúdo principal

Saneamento básico chega à zona rural de Natividade



A Emater-Rio de Natividade realizou, um dia especial para demonstrar a técnica de instalação das fossas sépticas que estão sendo adquiridas pelo Rio Rural em benefício de produtores rurais.  O evento, que aconteceu na Fazenda Taboca, localizada na microbacia Bela Vista/ São Sebastião, foi promovido em parceria com a prefeitura e o Comitê Gestor da Microbacia (Cogem), como parte das ações do Rio Rural na área de saneamento.

Cerca de 50 produtores rurais participaram da demonstração. Os técnicos da Emater-Rio João Carlos da Silva Filho, executor do Rio Rural na microbacia, e Flávio Gonçalves de Souza, supervisor local, falaram sobre os benefícios decorrentes da instalação das fossas. “Além de evitar a proliferação de doenças e a poluição dos córregos, quanto mais saneamento realizado, maior será o valor do ICMS Verde que a prefeitura receberá do Governo do Estado”, esclareceu Flávio.

Em Natividade, dos 244 projetos apresentados ao Comitê Regional de Microbacias (COREM), 94 já foram aprovados para Bela Vista. Outros 256 novos projetos serão apreciados, incluindo a microbacia Conceição. O kit fossa custa R$ 1300,00 a unidade e será fornecido pelo Rio Rural. A prefeitura arcará com os custos de instalação, orçado em R$ 650,00 por unidade.

O secretário municipal de governo Luis Antônio Zaneli afirmou que a prefeitura vai formalizar o convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura e fazer uma licitação para escolher a empresa executora da obra. “Em breve todas as fossas estarão instaladas”, garantiu Zaneli.

Ricardo Vargas de Mendonça, proprietário da Fazenda Taboca, disse que não teria condições de instalar o sistema por conta própria e reconhece o valor do projeto. “Quando eu era criança, bebíamos água diretamente no ribeirão São Sebastião. Hoje, ninguém mais faz isso. É muito importante para evitar a contaminação da água”, afirmou. Ricardo fez proteção de nascente e isolamento de área de recarga com subsídio do Rio Rural.

O Rio Rural está provendo o saneamento básico na zona rural do Norte e do Noroeste Fluminense, onde inicialmente serão instaladas 5.300 fossas para receber o esgoto doméstico. O sistema possui um filtro onde são geradas bactérias que digerem a matéria orgânica poluente, restando apenas água, que é lançada no meio ambiente, sem causar danos.

O supervisor regional da Emater-Rio, José Antônio Zampier, afirmou que a demanda no Noroeste é muito grande. “Inicialmente, foram liberadas 1.202 fossas para Cambuci, Varre-Sai, Natividade e Porciúncula. Assim que a instalação deste lote estiver concluída, serão compradas mais unidades, e o projeto será estendido a outros municípios. Toda a demanda será suprida”, informou Zampier.

O evento ainda contou com a presença do assessor técnico regional da Emater-Rio Éderson Costa e dos secretários municipais Sinval de Souza Martins (Agricultura), Edie Teixeira (Obras) e Edson Vargas (Estradas Vicinais).

fonte:portalnatividade


As mais clicadas

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna     

Casório: Dieckmann vai de calcinha à mostra, vestido de Regina Casé vira toalha e camisa de Luan Santana é zoada

Teve de tudo no figurino dos famosos no casamento de Thiaguinho e Mili (Fernanda Souza). Carolina Dieckmann apareceu com um vestido transparente que mostrava sua calcinha. Mas estava bonitona, apesar de ter gente falando que era vestido de "vó". Carolina Dieckmann mostrou a calcinha (Foto: Reprodução/Instagram) Regina Casé virou piada e seu vestido floridão foi comparado a uma toalha de mesa, tadinha. Para piorar, é a segunda vez que ela usa essa roupa... extravagante... Preta ao lado de Regina Casé no casamento Thiago Duran e Francisco Cepeda/AgNews Vestido de Casé foi comparado a essa toalha (foto foi postada por uma internauta no Facebook) Luan Santana surgiu maquiado e com uma camisa estampada. O povo começou a zoar nas redes sociais. Teve gente chamando o menino de árvore de Natal. Que maldade, viu? Luan Santana e a irmã foram juntos (Reprodução/Instagram) Já Adriane Galisteu foi assim: (Foto: Francisco Cepeda e Thiago Duran/AgNews)