Pular para o conteúdo principal

Adolescentes brasileiros na luta contra o peso


Jovens com comportamentos nada saudáveis para emagrecer, como indução do vômito e uso de fórmulas sem orientação médica, vêm preocupando especialistas. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com 2.680 alunos de escolas públicas e privadas, mostra que 60% dos adolescentes de 13 a 15 anos admite fazer algo para controlar o peso. Quanto à autoimagem, 22,1% consideram-se magros ou muito magros e 17,7%, gordos ou muito gordos.

Para a endocrinologista Maria Edna de Melo, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), dados do estudo mostram a importância de os pais ficarem atentos aos hábitos alimentares dos filhos.

Foto: Arte O Dia
Foto: Arte O Dia
“Tem que observar com atenção se quando eles comem, logo saem da mesa e vão para o banheiro, se passam o dia sem comer por horas, ou ficam em jejum. São atitudes que podem indicar transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia”, destaca Maria Edna.

O estudo aponta que a busca por mudanças físicas e estéticas podem ter correspondência com padrões de magreza da sociedade moderna e discriminação por outros jovens, e até adultos, muita vezes no ambiente escolar.

“O referencial social dos adolescentes ainda está sendo formado. A necessidade de integração é maior no caso das crianças e jovens. E uma discriminação em relação ao peso e aparência pode provocar isolamento, prejuízo escolar e danos psicológicos”, explica a endocrinologista.

DETECTANDO OS TRANSTORNOS ALIMENTARES

BULIMIA

A pessoa come grande quantidade de comida, num curto espaço de tempo. E depois vomita ou evacua o que comeu. Alguns sinais: come compulsivamente escondido, deixa a torneira ou o chuveiro ligados para disfarçar os vômitos, esconde laxantes e diuréticos.

ANOREXIA

A vítima limita severamente a ingestão de alimentos. Sinais: pular refeições, esconder comida para não comer, exercícios em excesso, perda radical de peso, uso de roupas largas.

COMPULSÃO ALIMENTAR

A vítima ingere grande quantidade de comida constantemente, mesmo quando não sente fome. Alguns sinais: expressa descontentamento com a autoestima, come quando está sob pressão, come até se sentir desconfortavelmente cheio.

Pais devem dar um bom exemplo

O uso indiscriminado de substâncias para perder peso pode causar sérios danos, como alerta a endocrinologista Maria Edna de Melo. “Certas drogas para acelerar o metabolismo, como anfetaminas e hormônios, podem causar aceleração dos batimentos cardíacos, intoxicação aguda e até morte”.

Já o psiquiatra Adriano Segal orienta pais e educadores a evitar atitudes excessivamente críticas com crianças e jovens com dificuldades de controle de peso. “Uma postura firme, coerente e acolhedora é o ideal”, frisa.

A mudança por hábitos saudáveis também deve se estender à família. “Pais devem dar o exemplo proporcionando uma dieta nutritiva, em vez de incentivar o consumo de embutidos, refrigerantes e salgadinhos, por exemplo”, enfatiza a endocrinologista Maria Edna de Melo.


O Dia

As mais clicadas

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna     

Casório: Dieckmann vai de calcinha à mostra, vestido de Regina Casé vira toalha e camisa de Luan Santana é zoada

Teve de tudo no figurino dos famosos no casamento de Thiaguinho e Mili (Fernanda Souza). Carolina Dieckmann apareceu com um vestido transparente que mostrava sua calcinha. Mas estava bonitona, apesar de ter gente falando que era vestido de "vó". Carolina Dieckmann mostrou a calcinha (Foto: Reprodução/Instagram) Regina Casé virou piada e seu vestido floridão foi comparado a uma toalha de mesa, tadinha. Para piorar, é a segunda vez que ela usa essa roupa... extravagante... Preta ao lado de Regina Casé no casamento Thiago Duran e Francisco Cepeda/AgNews Vestido de Casé foi comparado a essa toalha (foto foi postada por uma internauta no Facebook) Luan Santana surgiu maquiado e com uma camisa estampada. O povo começou a zoar nas redes sociais. Teve gente chamando o menino de árvore de Natal. Que maldade, viu? Luan Santana e a irmã foram juntos (Reprodução/Instagram) Já Adriane Galisteu foi assim: (Foto: Francisco Cepeda e Thiago Duran/AgNews)