Pular para o conteúdo principal

ÉTICA: Estudo mostra que Justiça que vem de berço

Estudo inédito mostra como bebês de apenas 1 ano ficam indignados com desigualdades.

POR CLARISSA MELLO.
Rio - Aos 15 meses, a pequena Alice não se importa de emprestar seus brinquedos favoritos. Ao contrário: faz questão de brincar com outras crianças e até oferece sua boneca predileta se vê uma amiguinha chorando, diz a mãe, Carolina Soares, orgulhosa. Mesmo tão novinha, Alice já tem o chamado “senso de justiça”: capacidade de perceber como o outro se sente em situações de alegria e tristeza. 

Alice não é a única. Novo estudo, de pesquisadores da Universidade de Washington (EUA), mostrou pela primeira vez que bebezinhos de 1 ano e 3 meses — que mal sabem falar — já têm noção de ética. 

“É, na realidade, a empatia — capacidade de se colocar no lugar do outro”, explica o psiquiatra infantil da UFRJ, Fábio Barbirato. “Essa característica se desenvolve nas áreas de percepção sensorial do cérebro. Aos 18 meses, a criança já tem essas áreas formadas”. Segundo ele, a empatia é uma herança genética. Até 2% das crianças e adolescentes de 5 a 17 anos não desenvolvem a característica sozinhos — precisam de um ‘empurrãozinho’ dos pais.

“Não é só fazer maldade. É fazer maldade e não se arrepender depois. Isso é um desvio de conduta que pode ser diagnosticado. A criança precisa ser ensinada para que não se torne um adolescente agressor”, diz Barbirato.

O psiquiatra ressalta que é possível estimular a empatia nos pequenos. “Neurônios podem se modificar. Se os pais ensinarem, a criança desenvolve a empatia”, afirma.

A receita é sempre deixar bem claro o que é certo e o que é errado. E mostrar o que o outro sente quando está triste ou alegre. Além disso, atos generosos devem ser elogiados. E os pais devem servir de modelo. “Se o pai agride e não se arrepende, como espera que o filho não faça o mesmo?”, questiona Barbirato. 

Passo a passo do experimento

BISCOITOS 
No colo das mães, bebês assistiram vídeos de adultos recebendo biscoitos. 

MÁ DISTRIBUIÇÃO
Em um dos vídeos, adultos recebiam número igual de biscoitos. No outro, a divisão era injusta. 

INTERESSE 
Pesquisadores contabilizaram por quanto tempo os bebês olhavam para os vídeos.

CONCLUSÃO 1
Cenas que mostraram divisão desigual de biscoitos receberam maior atenção (e indigação) dos bebês.

BRINQUEDOS 
Pesquisadores ofereciam brinquedos para as crianças que assistiram aos vídeos. Elas os aceitaram. 

PEDIDO 
Outro pesquisador entrava na sala e pedia pelo menos um dos brinquedos.

EMPRÉSTIMO 
Dois terços das crianças emprestaram os brinquedos. Um terço não quis.

CONCLUSÃO 2
Justamente as cianças mais ‘chocadas’ com a divisão injusta de biscoitos tinham mais tendência a compartilhar brinquedos.
O Dia

As mais clicadas

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna     

Casório: Dieckmann vai de calcinha à mostra, vestido de Regina Casé vira toalha e camisa de Luan Santana é zoada

Teve de tudo no figurino dos famosos no casamento de Thiaguinho e Mili (Fernanda Souza). Carolina Dieckmann apareceu com um vestido transparente que mostrava sua calcinha. Mas estava bonitona, apesar de ter gente falando que era vestido de "vó". Carolina Dieckmann mostrou a calcinha (Foto: Reprodução/Instagram) Regina Casé virou piada e seu vestido floridão foi comparado a uma toalha de mesa, tadinha. Para piorar, é a segunda vez que ela usa essa roupa... extravagante... Preta ao lado de Regina Casé no casamento Thiago Duran e Francisco Cepeda/AgNews Vestido de Casé foi comparado a essa toalha (foto foi postada por uma internauta no Facebook) Luan Santana surgiu maquiado e com uma camisa estampada. O povo começou a zoar nas redes sociais. Teve gente chamando o menino de árvore de Natal. Que maldade, viu? Luan Santana e a irmã foram juntos (Reprodução/Instagram) Já Adriane Galisteu foi assim: (Foto: Francisco Cepeda e Thiago Duran/AgNews)