Pular para o conteúdo principal

Itaperuna: indefinição sobre a cobrança da taxa de lixo

Na manhã desta terça-feira, 29 de março, o vereador Emanuel Medeiros (Nel)  (foto) informou que a cobrança da taxa de lixo em Itaperuna seria cancelada e que no período da tarde, aconteceria uma reunião para tratar do assunto. Ainda na parte da manhã, o advogado Ereci Rosa, assessor Jurídico da Câmara Municipal de Itaperuna, disse que não existe amparo legal para realizar a cobrança. “A cobrança da taxa foi em cima da Lei 53/89 que foi revogada pela Lei 69/97 e esta, foi declarada inconstitucional”, explica.

O assessor Jurídico ainda explicou que não existe imposto sem lei anterior que o ampare e nesse caso, como houve revogação, não existe lei. “A legalidade da cobrança existe através da súmula 19 do STF, no entanto, precisa de uma lei anterior disciplinando a base de cálculo, que não pode ser igual a outro imposto, tem que ser diferenciada”, reforça.

Já no período da tarde, quando alguns vereadores estiveram reunidos com representantes do Executivo, dentre eles o secretário Municipal de Governo Edson Branco e a procuradora Geral do Município Camila Santos, não houve acordo entre os advogados do município e da Câmara Municipal de Itaperuna. Os representantes do Executivo acreditam que há elementos jurídicos suficientes para realizar a cobrança. Mediante esse fato, os vereadores presentes decidiram entrar com um mandado de segurança contra a cobrança da taxa de lixo.

Os vereadores Nel, Paulo César, Dilsão, Cazalito, João Neto e Alexandre participaram da reunião e vão convidar os outros vereadores para entrar com o mandado de segurança.  

RÁDIO ITAPERUNA AM 1410
Reportagem: Itaperuna News
30/03/11

Comentários

Nada mais claro, para os bons entendedores jurídicos, que realmente a nossa Constituição, bem como nosso Código Tributário Nacional são taxativos a afirmar que não se pode cobrar ou instituir um tributo sem Lei anterior (a anterioridade citada).
O Poder Executivo alegar que há elementos legais para tal é pura falácia com o nítido intuito arrecadatório para fazer caixa, deixando ao Judiciário o condão de cancelar o que foi cobrado indevidamente que, em muitos casos, os contribuintes jamais receberão ou, se ocorrer, só depois de vários anos - depois de mandatos cumpridos.
É uma barbárie!

Dr. Petronio Zambrotti (Advogado e contribuinte)
Itaperuna Web disse…
Estranho a cobrança dessa taxa, uma vez que me parece não ser possível saber quanto cada residência ou cada usuário produz de lixo para saber quanto se deve pagar do referido imposto. Coisa diferente acontece com a taxa de água quando sabemos exatamente a quantia do serviço que auferiu.
Para mim, o lixo é indivisível e o serviço de limpeza urbana de utilização indistinta por todos.

As mais clicadas

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna     

Idosa tem pagamento sacado após perder cartão bancário

Ontem (26), por volta das 11h, uma aposentada de 66 anos foi até uma agência bancária, indo diretamente ao caixa para receber seu pagamento, sendo informada pela atendente que o valor já havia sido sacado.  A aposentada afirmou que o cartão furtado ficava em sua carteira, juntamente com a respectiva senha. Foi sacado o pagamento do INSS, no valor de R$ 572,97, restando apenas na conta R$ 16,15.