Pular para o conteúdo principal

Cinco pessoas morrem por causa da chuva



Cinco pessoas morreram no Espírito Santo nesta quinta-feira (30) por conta das chuvas que atingem o sul do Estado. De acordo com a Defesa Civil Estadual, três pessoas morreram soterradas no desabamento de uma casa em Afonso Cláudio. Em Cachoeiro do Itapemirim, uma vítima foi arrastada pela água no centro da cidade e não resistiu. Já em Jerônimo Monteiro, uma pessoa morreu ao ser levada pela correnteza quando tentava atravessar uma ponte.



Em todo o Estado, 4.162 pessoas estão desalojadas (abrigadas em casas de amigos e parentes) e 551 estão desabrigadas (encaminhadas a abrigos públicos).



No total, 77.294 foram prejudicadas pelas chuvas, e 3.593 edificações sofreram danos. Já são 27 municípios afetados por inundações, enchentes, enxurradas e deslizamentos no Espírito Santo.



São eles: Itarana, Itaguaçu, Muqui, Santa Maria de Jetibá, Mimoso do Sul, Laranja da Terra, Afonso Claúdio, Brejetuba, Iúna, Ibitirama, Santa Leopoldina, Ibatiba, Bom Jesus do Norte, Colatina, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano, Domingos Martins, Castelo, Alegre, Jerônimo Monteiro, Vila Velha, Viana, Cariacica, Serra e Fundão.



Foi decretada situação de emergência em Ibatiba, onde 16 pessoas ficaram feridas por conta de deslizamentos de terra e do aumento dos níveis do rio Pardo e dos córregos Ipê e São José. Os sistemas de abastecimento de água e de transporte público da cidade estão prejudicados.



Em Muqui, onde todo o perímetro urbano e rural foi afetado, pelo menos 468 pessoas foram deslocadas do município. A chuva também danificou o sistema de abastecimento de água e o transporte público da cidade.



Em Santa Maria de Jetibá, onde mais de 500 pessoas estão desalojadas, três casas foram soterradas, uma ponte foi destruída e outras três danificadas. A situação é grave também em Alegre e Marechal Floriano, onde há mais de 800 desalojados em cada município.





Rio de Janeiro



As regiões norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro também sofrem com a chuva dos últimos dias. Ao todo, são 2.395 deslojados e 396 desabrigados nos municípios de Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, Cambuci, Aperibé, Itaocara, Natividade, Porciúncula, Várzea do Muriaé, Cardoso Moreira e Italvas. A região é cortada pelos rios Pomba, Muriaé, Cataguases e Paraíba do Sul.



Como a chuva diminuiu nos últimas horas, a tendência é que os níveis dos rios diminua, segundo o Corpo de Bombeiros. Em Campos, o nível do rio Paraíba do Sul chegou às 10,18 m às 6h de hoje, apenas 12 cm a menos do que o nível de transbordamento e mais de meio metro do nível de alerta. Se o rio transbordar, alguns bairros serão inundados e regiões mais afastadas podem ficar isoladas.



Já a região serrana não é atingida por chuva há cerca de dois dias. Em Petrópolis, 64 pessoas permanecem desalojadas, mas não houve registro de novas ocorrências.

São Paulo



Segundo relatório da Defesa Civil do Estadual, 2.761 pessoas permanecem desabrigadas e 693 continuam desalojadas por conta das chuvas que atingiriam o Estado de São Paulo durante o mês de dezembro. Três pessoas morreram no período.



Minas Gerais



O número de cidades de Minas Gerais que decretaram situação de emergência em razão das chuvas que atingem parte do Estado subiu para 39, segundo dados da Defesa Civil Estadual. Desde novembro deste ano, dez pessoas morreram vítimas dos temporais no Estado, sete delas somente nos últimos três dias.



De acordo com o órgão, 29 pessoas se feriram em razão das chuvas, 907 pessoas estão desabrigadas (acomodadas em abrigos públicos) e 10.413 desalojadas (abrigadas em casas de amigos e parentes). Em relação aos danos materiais, a defesa civil informou que 114 casas foram destruídas e mais de 3 mil apresentaram danos. Até o momento, 48 pontes ruíram e 263 tiveram a estrutura abalada pelas chuvas.



As cidades mais atingidas pelos temporais estão localizadas na região do Rio Doce, Zona da Mata e região central do Estado.. Na região metropolitana de Belo Horizonte, a cidade de Matozinhos (distante 50 km da capital) também foi afetada.



De acordo com o major Edylan Arruda, chefe do setor de comunicação social da Defesa Civil de Minas Gerais, o órgão tem auxiliado os municípios castigados pelos temporais com cestas básicas, kits de higiene e limpeza, além de colchões e telhas. Ele afirma que as defesas civis municipais precisam apontar os locais de risco para facilitar as ações de resgate e auxílio. “As cidades precisam ter o mapeamento das áreas de risco, como áreas de inundação ou deslizamentos. A primeira resposta é do município”, disse.



Acompanhe o nosso Twitter
com notícias de Itaperuna e Região:
 @itaperunaam1410

Da redação da Rádio Itaperuna AM 1410 com Ascom

31/12/2011

Comentários

As mais clicadas

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna     

Casório: Dieckmann vai de calcinha à mostra, vestido de Regina Casé vira toalha e camisa de Luan Santana é zoada

Teve de tudo no figurino dos famosos no casamento de Thiaguinho e Mili (Fernanda Souza). Carolina Dieckmann apareceu com um vestido transparente que mostrava sua calcinha. Mas estava bonitona, apesar de ter gente falando que era vestido de "vó". Carolina Dieckmann mostrou a calcinha (Foto: Reprodução/Instagram) Regina Casé virou piada e seu vestido floridão foi comparado a uma toalha de mesa, tadinha. Para piorar, é a segunda vez que ela usa essa roupa... extravagante... Preta ao lado de Regina Casé no casamento Thiago Duran e Francisco Cepeda/AgNews Vestido de Casé foi comparado a essa toalha (foto foi postada por uma internauta no Facebook) Luan Santana surgiu maquiado e com uma camisa estampada. O povo começou a zoar nas redes sociais. Teve gente chamando o menino de árvore de Natal. Que maldade, viu? Luan Santana e a irmã foram juntos (Reprodução/Instagram) Já Adriane Galisteu foi assim: (Foto: Francisco Cepeda e Thiago Duran/AgNews)