Pular para o conteúdo principal

DENÚNCIA: A procuradora regional eleitoral ajuiza representação eleitoral contra secretária municipal de educação de Itaperuna

Candidato à reeleição pelo PPS, o deputado estadual Plínio Comte Bittencourt irá responder processo por conduta vedada.



A procuradora regional eleitoral, Silvana Batini, ajuizou uma representação eleitoral contra ele e a secretária municipal de educação de Itaperuna, Maria Luíza Lacerda, pela realização de uma reunião política com diretoras de escolas daquele município em favor da campanha do candidato.



Segundo a denúncia, o encontro teria ocorrido em época de recesso escolar, às 9h, quando Comte Bittencourt fez uma palestra, "na qual procurou enaltecer seus feitos enquanto deputado estadual, expondo sua plataforma de atuação como parlamentar, destacando suas iniciativas".



Na reunião, os convidados receberam formulários para cadastramento e diversos impressos que falavam sobre a atuação do candidato na presidência da Comissão de Educação da Alerj.



Ainda segundo a denúncia do Ministério Público Eleitoral, a secretária Maria Luíza agradeceu pelos dois ônibus escolares doados ao município.



"E o objetivo da nossa reunião é esse... a gente agradecer ao nosso deputado (...) nossos ônibus estão aí, as emendas já foram aprovadas, a construção de uma creche, os R$ 600.000,00 da creche e os outros R$ 3.000.000,00 pra construção da sede da nossa prefeitura", transcreve a inicial.



Em resposta ao ofício enviado pelo MPE, a secretária de Educação de Itaperuna negou que as diretoras da rede pública municipal de ensino tivessem sido convidadas e chegou a negar até mesmo a realização da reunião. Segundo ela, tratou-se de um encontro espontâneo. No entanto, a equipe de fiscalização da propaganda eleitoral esteve no local e comprovou que a reunião realmente aconteceu. Os fiscais gravaram o encontro e apreenderam exemplares do formulário e do impresso distribuídos, além disso, foram feitas fotos das instalações.



De acordo com a denúncia de Silvana Batini, as fotos anexadas mostram que a reunião foi realizada nas dependências de prédio público, tendo a secretária de educação abusado de sua função pública para beneficiar Comte Bittencourt, praticando conduta vedada.



"A finalidade eleitoreira do encontro pode ser comprovada ao ouvir a gravação. Em uma longa e sinuosa palestra, o candidato menciona suas diversas realizações na área da educação, como forma de aproximar o eleitorado composto de profissionais da rede pública de ensino de suas convicções políticas, de maneira a incutir na opinião dos ouvintes a percepção de que o candidato é o mais apto para atender aos anseios da classe do magistério.", afirma a procuradora na representação.



Caso o plenário do TRE-RJ receba a representação por conduta vedada, as penas previstas são multa para os dois denunciados e cassação do registro ou diploma do candidato à reeleição.



Com informações do Jornal o Globo

Atualizada em 21/09/2010, ás 12h15

Comentários

As mais clicadas

Acidente de trânsito no Morro da Mangueira deixa quatro mortos

Ocorreu acidente de trânsito fatal ontem(21/08), por volta das 17h15min, na Rodovia BR 356, KM 44, Zona Rural, próximo ao Morro da Mangueira. A caminhonete GM S-10, cor prata, ano 2009, placa KQQ-3659, conduzida por Claudio Martins Vincis, de 64 anos, único ocupante, colidiu no veículo Corsa, cor cinza, ano 2009, placa LLA-5089, conduzido por Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, que estava acompanhado de sua esposa e filha. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Itaperuna foi acionada ao local, sendo controlado o princípio de incêndio em um dos veículos.  Angelo Provietti de Oliveira e  filha Maria Gonçalves Machado Provietti e filha  As quatro vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram no local: Claudio Martins Vincis, de 64 anos, o serventuário de Justiça Angelo Provietti de Oliveira, de 37 anos, sua esposa Maria Gonçalves Machado Provietti, de 28 anos, e a filha do casal de apenas um ano de vida. RÁDIO ITAPERUNA AM 1410   Repor

Polícia prende dois jovens por morte de cabeleireiro em Itaperuna

Daniel Ligiero Jagger da Silva, de 21 anos; e Matheus Buy da Silva, que hoje (19), completa 22 anos; foram autuados por pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte – artigo 157 do Código Penal. Uma câmera de vigilância registrou o momento que os rapazes saíram da casa do cabeleireiro Dabson Carmo Arantes, de 40 anos, morto com golpes de faca no início dessa quarta-feira. Através dessas imagens, policiais conseguiram localizar os envolvidos. Durante investigação, os civis souberam que após o homicídio foi praticado roubo, inclusive, durante buscas foi recuperado um cordão e uma pulseira (ouro). Daniel alegou que estava sendo ameaçado pela vítima, o mesmo teria convencido Matheus a praticar os crimes. Ainda foram apreendidas as roupas utilizadas pelos jovens no dia em questão.  Daniel Ligiero Jagger da Silva e Matheus Buy da Silva devem ser encaminhados amanhã (20) à Casa de Custódia de Itaperuna.   Veja mais: Cabeleireiro é encontrado morto a facadas em Itaperuna     

Casório: Dieckmann vai de calcinha à mostra, vestido de Regina Casé vira toalha e camisa de Luan Santana é zoada

Teve de tudo no figurino dos famosos no casamento de Thiaguinho e Mili (Fernanda Souza). Carolina Dieckmann apareceu com um vestido transparente que mostrava sua calcinha. Mas estava bonitona, apesar de ter gente falando que era vestido de "vó". Carolina Dieckmann mostrou a calcinha (Foto: Reprodução/Instagram) Regina Casé virou piada e seu vestido floridão foi comparado a uma toalha de mesa, tadinha. Para piorar, é a segunda vez que ela usa essa roupa... extravagante... Preta ao lado de Regina Casé no casamento Thiago Duran e Francisco Cepeda/AgNews Vestido de Casé foi comparado a essa toalha (foto foi postada por uma internauta no Facebook) Luan Santana surgiu maquiado e com uma camisa estampada. O povo começou a zoar nas redes sociais. Teve gente chamando o menino de árvore de Natal. Que maldade, viu? Luan Santana e a irmã foram juntos (Reprodução/Instagram) Já Adriane Galisteu foi assim: (Foto: Francisco Cepeda e Thiago Duran/AgNews)