Pular para o conteúdo principal

PRE pede cassação de Pezão por conceder aumento em período eleitoral

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RJ) quer a cassação do registro da candidatura do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) por publicar, em junho e julho, leis que concederam reajustes para 24 carreiras do funcionalismo público estadual, além de reestruturar e criar planos de carreiras para diversos órgãos públicos.
Para garantir eleições equilibradas, a legislação proíbe a realização de revisão geral de remuneração, a partir de 8 de abril até a posse dos eleitos, que superem os índices de inflação constatados no ano das eleições (Lei 9.504/97, art. 73, VIII c/c Resolução TSE nº 23.404, art. 50, inciso VIII). (v. calendário eleitoral aqui)
“A norma busca garantir que a máquina pública não seja usada para provocar um desequilíbrio no pleito. Por isso, são proibidos aumentos da remuneração acima da perda do poder aquisitivo”, diz a procuradora regional eleitoral substituta Adriana Farias, autora da ação por abuso de poder político e conduta vedada. “A conduta abusiva do governador candidato à reeleição é demonstrada pelos inúmeros aumentos salariais acima do índice permitido e diversas reestruturações de órgãos. Isto tudo na iminência da deflagração do processo eleitoral.”
Na ação de investigação judicial eleitoral (a terceira da PRE contra Pezão), a procuradora regional eleitoral substituta pede ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que eles tenham os registros cassados e fiquem inelegíveis até 2022, seguindo o prazo ampliado pela Lei da Ficha Limpa, além de se sujeitarem à multa que pode chegar até R$ 106.410.
A ação da PRE enumera as leis publicadas em 25, 27 e 30 de junho e 1º e 2 de julho que evidenciam o abuso de poder político e a conduta vedada. Entre as categorias contempladas com reajuste após o período autorizado pela lei, estão professores, policiais civis e militares, bombeiros militares, servidores da Alerj, do Tribunal de Contas, Detran, entre outros.
Apesar de uma das sanções prever a suspensão imediata do ato impugnado, a PRE deixou claro não ser a medida cabível, já que a ação visou a atacar tão somente o oportunismo eleitoreiro do chefe do Executivo estadual, e que deveria ser preservado o direito dos milhares de servidores a um justo salário.
“Não se discute a legalidade ou justeza dos atos que favoreceram milhares de trabalhadores, mas, sobretudo, o oportunismo do atual governador do estado do Rio de Janeiro, para, 'presenteando' a massa do funcionalismo público, atrair para si simpatia política, visando estritamente à sua reeleição”, afirmou a procuradora.
Fonte: PRE / ASCOM

As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana