Pular para o conteúdo principal

Projeto prevê perda automática de guarda em situações que responsáveis ofereçam riscos para crianças



Projeto (PL 7057/14) que tem como principal objetivo proteger crianças e incapazes da violência doméstica foi apresentado na Câmara no início deste mês. De acordo com a proposta, o detentor da guarda de menor ou incapaz perderá automaticamente os direitos quando forem comprovadas: insanidade mental, dependência de substâncias alcoólicas, de drogas lícitas alucinógenas e ilícitas, ou se o detentor da guarda estiver respondendo a processo por crime hediondo.

O relator do projeto, deputado Guilherme Mussi, do PP de São Paulo, explica que a proposta também vale para padrastos e madrastas que ofereçam risco às crianças.

"No caso se a mãe, divorciada, que detém a guarda da criança, casa, namora ou passa a morar com um individuo que responde por um crime hediondo, que é, comprovadamente, viciado em drogas lícitas ou ilícitas e que pode oferecer algum perigo para a criança, com avaliação do juiz, ela perderá, automaticamente, a guarda dessa criança".

Neste caso, as crianças seriam encaminhadas diretamente para uma família substituta. A guarda também poderia ser dada aos avós ou tios, preservando os laços afetivos e familiares.

A juíza da Vara de Família Marília de Vasconcelos Andrade não vê praticidade jurídica no projeto. Ela explica que não é tão fácil tirar a guarda de uma criança e passa-la diretamente para outra pessoa.

"Eu não vejo muita praticidade nisso. A questão da guarda, juridicamente falando, é principalmente relativa a você representar a criança. Você ser responsável pela criança, pelo menor ou incapaz. Para fazer isso, você precisa, não sendo pai e mãe, de um documento, um termo de guarda, que é expedido pelo juiz. Para um adulto pegar a guarda dessa criança ele precisa, necessariamente, ajuizar um processo".

O projeto que prevê a perda automática da guarda de criança ou incapaz quando o detentor da guarda estiver, comprovadamente, oferecendo perigo ao menor ou à sociedade será analisado pelas comissões permanentes da Câmara.

Da Rádio Câmara, de Brasília, Lara Silvério

As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana