Pular para o conteúdo principal

Veja 6 dicas para evitar os exageros à mesa



Comer exageradamente é muito fácil. Manter bons hábitos não é fácil nem nos restaurantes, onde são servidas porções enormes, e nem na frente da TV, quando a distração nos impede de contar as calorias ingeridas. No entanto, investigar nosso comportamento alimentar é uma forma de incorporar dicas simples para reduzir o hábito de “comer por comer”. As informações são do jornal Huffington Post.
Recentemente, em um estudo publicado no jornal PloS One, mostrou que o simples fato de tomar goles pequenos (o que pode ser extrapolado para também para as mordidas), pode reduzir  o consumo em até 30%. Mas isso não é tudo – de garfos vibratórios a pratos coloridos, veja seis dicas fáceis para passar a comer menos.
1. Dê goles menores

Parece lenda, mas pesquisas mostram que ingerir uma quantidade menor de líquido ajuda a diminuir o consumo. E um estudo recente mostrou que não só as pessoas bebem mais quando dão goles maiores, como também subestimam o quanto bebem. Para o estudo, pesquisadores convidaram 53 participantes a tomar o quanto de caldo gostariam. Eles foram divididos em três grupos: pequenos goles de 5 g, grandes goles de 15 g e goles “livres”. Eles descobriram que quem apostou nos goles menores tomaram até 30% menos do que os que beberam livremente.

2. Escolha algo com cheiro forte

Alimentos com cheiro forte podem ajudar você a controlar as porções, de acordo com um estudo realizado em 2012. Os participantes receberam creme de baunilha e foram expostos a várias intensidades de aroma de baunilha. Quando sentiram o cheiro mais forte da baunilha, comeram porções menores.

3. Aposte em cores contrastantes

Quer comer menos purê de batata? Então não escolha um prato branco. O ideal é apostar em louças com cores que contrastem bastante com a comida. De acordo com um estudo publicado no Journal of Consumer Research, o ato pode ajudar a inibir a vontade de fazer uma grande montanha de comida.

4. Use um garfo vibratório

O garfo eletrônico da marca HAPfork ajuda as pessoas que comem rápido porque aumenta a sensação de mordidas por minutos, graças a um sensor. Mas atenção: o produto só existe em formato de garfo, logo, essa não é uma solução viável para quem quer abusar do sorvete.

5. Coma em um prato pequeno

Comer em um prato pequeno pode ajudá-lo a imaginar que está comendo mais do que realmente está – reduzindo o consumo em até 20%.

6. Diminua as luzes e a música

Um estudo encomendado por uma rede de fast food mostrou que luzes suaves e música inspiram os clientes a comerem 175 menos calorias por refeição, o que representa uma diminuição de 18%. Por que não tentar isso em casa? 

Fonte: Terra Saúde

As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana