Pular para o conteúdo principal

Sinalizador de baixa qualidade e mais barato foi o responsável pelo incêndio



As vidas dos 235 jovens que morreram na tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, ‘custaram’ R$ 2,50. Em vez de comprar o sinalizador de R$ 70 — apropriado para ambientes fechados —, integrantes da banda Gurizada Fandangueira resolveram economizar para a apresentação na boate Kiss, no fim de semana. Optaram pelo artefato bem mais barato e que é adequado apenas para locais abertos. O número de mortos aumentou ontem, e 118 vítimas continuavam internadas até as 22h.
“Eles compraram sinalizador de pirotecnia mais barato, cientes de que era exclusivamente para ambientes abertos. Usaram o equipamento para ambiente aberto porque era mais barato”, disse o delegado de Santa Maria Marcelo Arigony, durante coletiva. Até o fim da noite desta terça-feira, 44 pessoas tinham prestado depoimento.
Não está descartada a possibilidade de a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros da cidade gaúcha serem responsabilizados pelo incêndio de domingo. Segundo Arigony, a boate não poderia estar funcionando.
Além de o Plano de Prevenção Contra Incêndio estar vencido há seis meses, extintores não funcionaram, não foram encontradas sinalizações indicando saídas e a espuma que forrava o teto — onde teria começado fogo por faísca do sinalizador — era inflamável e inadequada para o ambiente, segundo normas técnicas.
“A boate não tinha iluminação para crise. As pessoas podem ter corrido para o banheiro, ao ver a luz ligada lá, achando que era uma saída de emergência e acabaram morrendo asfixiadas lá dentro”, disse o delegado Marcelo Arigony. 
Fonte: O Dia



As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana