Pular para o conteúdo principal

Homem perde 50 kg em 9 meses e vai correr a São Silvestre


Há nove meses, quando ouviu do médico que precisaria tomar remédios para controlar a pressão e o colesterol alto, o líder de manutenção industrial Luciano Nascimento, de 37 anos, levou um susto. Na época, ele pesava 120 kg e tinha uma alimentação desregrada, além de não praticar exercícios físicos.
- Nos exames de rotina, o cardiologista constatou que eu estava com colesterol e pressão altos. Aí caiu a ficha de que a vida não era do jeito que eu pensava - disse.
A solução que Luciano encontrou para fugir do tratamento à base de remédios foi optar pela prática de exercícios físicos e alimentação saudável, hábitos que não faziam parte do seu dia a dia.
- Primeiro, mudei a alimentação exagerada e passei a comer alimentos integrais, frutas, legumes, e a ter horários para me alimentar, de três em três horas. Depois, comecei caminhando, passei a trotar e correr. Procurei um fisiologista para fazer o fortalecimento dos músculos, assessoria esportiva e tudo foi evoluindo. De março para cá, perdi 50 kg em nove meses.
Luciano Batista (Foto: Rodrigo Mariano / Globoesporte.com)Luciano se prepara para correr a São Silvestre
(Foto: Rodrigo Mariano / Globoesporte.com)
Nascido em São Paulo, atualmente Luciano vive com a mulher e o filho na cidade de Suzano. Foi lá que ele começou a correr, acompanhado da esposa. Nos últimos meses, mudou totalmente sua rotina e hoje diz levar uma vida com muito mais qualidade.
- Tudo colaborou, partindo da minha iniciativa de mudar. O meu biotipo, o apoio da minha família e de amigos. Hoje me sinto outra pessoa, mais disposto, mais alegre, mais saudável, mais tudo - afirmou.
Com as orientações de uma empresa de assessoria esportiva de Suzano, Luciano conseguiu manter toda a disciplina que sua situação exigia. Hoje ele treina com o preparador físico Márcio de Oliveira, que utiliza o próprio Luciano como exemplo para as pessoas que dizem não conseguir praticar exercícios.
- Iniciativa é o grande passo. Muitas pessoas usam a autossabotagem, dizendo que trabalham demais e não têm tempo. Mas estas mesmas pessoas arrumam um tempinho se são chamadas para um happy hour, por exemplo. Então é essa mentalidade que nós tentamos mudar, pois esse é um dos principais motivos para parte da população ser sedentária - disse Oliveira.
Luciano Batista 5(2) (Foto: Arquivo Pessoal)Em março deste ano, Luciano pesava 120kg
(Foto: Arquivo Pessoal)
Com a nítida evolução física e a notável perda de peso, Luciano decidiu traçar mais um objetivo pessoal: participar da tradicional Corrida de São Silvestre deste ano. A menos de uma semana da prova, ele garante que sua maior conquista já foi alcançada.
- Vou dar meu melhor. Como é minha primeira São Silvestre, quero primeiro terminar a prova. Conseguindo isso, a meta para o próximo ano será baixar meu tempo.
Mudanças na balança, nos hábitos e na qualidade de vida. O Luciano sedentário e despreocupado com a saúde ficou para trás, junto com os 50 kg que sumiram graças a seu esforço e dedicação.
- Hoje, do jeito que estou, me considero um atleta amador, não quero mudar de jeito nenhum. Com força de vontade e com a família colaborando, qualquer um consegue. O ser humano é fantástico. Quando coloca um objetivo na cabeça, ele consegue tudo.
Luciano Batista 2 (Foto: Rodrigo Mariano / Globoesporte.com)Luciano treina com o preparador físico Márcio de Oliveira (Foto: Rodrigo Mariano / Globoesporte.com)

As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana