Pular para o conteúdo principal

Ampla garante meses do verão sem “apagões”



Apesar do aumento desenfreado do consumo de energia elétrica durante o verão, a concessionária responsável pelo fornecimento, Ampla, afastou a possibilidade da população de Itaperuna e região ser surpreendida por apagões nos próximos meses. Mesmo com a tranquilidade passada pela empresa, a sociedade ainda pode contribuir na redução dos gastos.

Por telefone, a assessoria de imprensa da concessionária informou que durante todo o ano foram feitos planejamentos e investimentos para garantir que o fornecimento de energia elétrica neste período de maior demanda atenda às necessidades da população. Ainda segundo a equipe, todas as medidas para garantir o bom desempenho dos equipamentos foram adotadas nos últimos meses.

Na estação mais quente do ano, os condicionadores de ar e os ventiladores são os eletrodomésticos mais utilizados. Para economizar, os consumidor deve permanecer com os equipamentos ligados apenas enquanto estiverem no ambiente. No caso do ar, pode ser desligado meia hora antes de a pessoa sair do cômodo. Durante a manhã, as janelas devem ser abertas para dispensar o uso do ar ou do ventilador.

O governo federal anunciou no final deste ano a redução da tarifa da energia elétrica a partir de janeiro de 2013. O preço vai cair em média 16,2% para os consumidores residenciais e 28% para a indústria.

Questionada sobre a possibilidade de haver mudanças nos serviços prestados em decorrência do menor faturamento, a Ampla informou através de nota que “a redução das tarifas anunciadas pelo governo não afetará os investimentos previstos pela distribuidora, nem o serviço prestado pela mesma”.

Redação/Ascom

As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana