Pular para o conteúdo principal

Mulheres têm direito a benefício nos casos de aborto espontâneo




Muitas mulheres desconhecem o que é o salário-maternidade, e quem tem direito ao beneficio concedido pelo Governo Federal. De todas as situações que garantem o auxilio pós parto, uma em especial chama a atenção por não ser tão propagada. Instituído em 14 de julho de 2007, uma lei garante que toda mulher que durante a gestação sofre aborto espontâneo, conhecido como natimorto, aborto não criminoso, tem direito a receber o beneficio, desde que comprovado por laudo médico a ocorrência.

A professora Andreza Velasco dos Santos, de 29 anos foi uma delas.Com uma filha de três anos e diabética, na segunda gestação Andreza teve um aborto espontâneo. Ela faz parte do grupo de mulheres que tem gravidez de risco. Hoje está novamente grávida de sete meses, e descobriu por acaso que tinha direito ao beneficio.

“Em dezembro de 2011 sofri um aborto espontâneo.Estava pesquisando na internet para concursos e deparei com a informação de que era possível receber o benefício, então entrei em contato com a Previdência Social pelo número 135, e a atendente me explicou tudo”, relata desabafando que poderiam oferecer mais informações sobre o assunto.

O processo para ter direito ao benéfico foi recente, a primeira ida dela a Agência da Previdência foi em maio. “A Previdência em Campos não tem agenda para atender nenhum caso de maternidade, então fui direcionada para Cardoso Moreira. Esse benefício por ser relativamente novo, ainda é desconhecido de muitas pessoas que trabalham no próprio INSS, tanto que não constava nem no sistema. A minha sorte é que o médico que me atendeu havia passado por um treinamento recente, e assim como eu que desconhecia muitas gestantes de alto risco da região também desconhecem”, relata.

Requerimento nas agências da previdência

De acordo com as informações repassadas a ela, uma surpresa: “Descobri que fui a primeira mulher do norte e noroeste fluminense a conseguir esse benefício”, relata. Por meio da Assessoria de Imprensa a Gerência Executiva do INSS em Campos dos Goytacazes, disse não ter dados estatísticos sobre o salário maternidade concedidos, em decorrência de aborto não criminoso, e que o benefício é pago pelo governo, através da Previdência Social. As contribuintes individuais requerem o salário maternidade nas Agências da Previdência, já as seguradas empregadas apresentam a documentação, na própria empresa na qual trabalha. Quanto às informações, a Assessoria informou que ficam disponíveis em sua página na iternet, nas agências e postos e também pelo telefone 135.

Andreza deu entrada junto ao INSS em 27 de junho e terá o beneficio referente ao período de duas semanas. O pagamento foi previsto para Cardoso Moreira, local onde conseguiu atendimento, apesar de ser moradora do bairro Imperial, em Campos.

Informações e foto do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes)
                                                                                                              



As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana