Pular para o conteúdo principal

Costureiras de Porciúncula inseridas no mercado de trabalho




A arte de cortar e juntar partes de tecidos utilizando agulha e linha e transformá-las em peças úteis é muito mais que costurar. Além de ser uma distração para a mente, é também a garantia de não faltar dinheiro em casa. É o que garante Marta Lúcia Brazzio às alunas do curso de costura do programa Geração Trabalho e Renda (Paif – Secretaria Promoção Social) de Porciúncula do qual é monitora.

A prova do que a professora diz está espalhada pelas confecções da cidade e região. Desde que iniciou o curso há três anos, cerca de 20 alunas se formaram e 14 já estão colocando em prática os ensinamentos em trabalho fixo e com carteira assinada - o sonho da maioria delas.

Sonho e realidade se misturam nas aulas que acontecem na confecção montada na sede da Secretaria de Promoção Social. Diante de sete máquinas - reta, overlock e colaretti- muitas histórias são costuradas. Dali saem profissionais, mulheres fortalecidas e os uniformes dos projetos da Secretaria de Promoção Social: CLUMI, Superação, Pro Jovem e Peti. Desde quimono de karatê a coletes identificadores de times, toda a roupa utilizada por crianças, jovens e adultos em jogos, passeios e esportes, é produzida pelas alunas do curso.

Os empresários também estão se beneficiando do curso e estão atentos às novas profissionais.

- É maravilhoso ter isto de volta. É o que sempre sonhei. Porciúncula não tinha mão de obra capacitada desde a MCout (confecção de roupas das anos 80). Perdíamos muito tempo formando as costureiras e agora precisamos apenas adequá-las ao tipo de roupa que produzimos – explica a empresária Rachel Coutinho, que já absorveu sete alunas do curso.

De segunda à quinta-feira, o curso é destinado à Geração de Trabalho e Renda. Na sexta-feira, o espaço é ocupado por gestantes atendidas pelo CRAS - Centro de Referência de Assistência Social. Ali aprendem a costurar e produzem o enxoval de seus bebês. Cueiros, lençóis, conjuntos de calça e blusa, luvas e mantas que vão embalar seus próprios filhos e ainda enviar para a Casa da Criança são carinhosamente tecidos com o material oferecido pela Secretaria de Promoção Social.

As inscrições para o curso de costura podem ser feitas no CRAS - R. Pedro Lopes de Oliveira, 637 – Vale do Sol. CRAS é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. Atua na proteção dos direitos da população e está presente em Porciúncula, Purilândia e Santa Clara com toda a estrutura com o objetivo de reduzir as desigualdades e prevenir situações de vulnerabilidade e risco social.

Informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Porciúncula




As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana