Pular para o conteúdo principal

Seminário de Direito Eleitoral do TRE-RJ discute temas relevantes para as Eleições 2012


Na manhã desta sexta-feira, dia 25, ocorreu o segundo ciclo de palestras do I Seminário de Direito Eleitoral, uma parceria entre o TRE-RJ e a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). O encontro reuniu os 249 juízes eleitorais do Estado, com o objetivo de discutir temas relevantes para as Eleições 2012, bem como transmitir as diretrizes do Tribunal para o pleito.

A palestra de abertura ficou por conta do corregedor regional eleitoral, Antônio Augusto de Toledo Gaspar, que falou sobre Inelegibilidades. "Na esfera eleitoral, temos vários meios para propor a inelegibilidade: a Ação de Impugnação do Registro de Candidaturas, Representações, com base na Lei 9.504, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral, a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, e o recurso contra a expedição do diploma", esclareceu o corregedor.

As Representações da Lei 9.504 foram abordadas pelo ex-ministro do TSE José Eduardo Rangel de Alckmin, que atentou para a complexidade do tema e para a importância do encontro. "A jurisprudência eleitoral está em constante mutação, por isso é muito bom haver esse período aberto ao debate".

O vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, o advogado Walber de Moura Agra, apresentou a última palestra do dia e tratou da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo e da Ação de Investigação Judicial Eleitoral. "Essas duas ações são muito interessantes, pois permitem a impugnação de determinados desmandos em determinados casos", observou.

O Seminário de Direito Eleitoral ainda promoverá mais um encontro, no dia 2 de julho, em que serão abordados os seguintes temas: "Voto Eletrônico - Tecnologia a Serviço da Cidadania"; "Recursos nos Processos Eleitorais" e "Alistamento Eleitoral: Sistema Biométrico Como Forma de Identificação do Eleitor". Mais informações nos telefones: 3133-1808 ou 3133-3398. A EMERJ está localizada no 4º andar do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte:TRE-RJ

As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana