Pular para o conteúdo principal

I Workshop Estadual da Escola de Defesa Civil no Noroeste Fluminense


Aconteceu na última quinta-feira (24/05) em Itaperuna – o I Workshop Estadual da Escola de Defesa Civil no Noroeste Fluminense, apresentando o Marco de Ação de Hyogo 2005-2015, com o tema “Aumento da resiliência das nações e das comunidades frente aos desastres”. O evento foi realizado no auditório do Hospital São José do Avaí.

O Marco de Ação de Hyogo (MAH) é o instrumento mais importante para a implementação da redução de riscos de desastres que adotaram os Estados Membros das Nações Unidas. Seu objetivo geral é aumentar a resiliência das nações e das comunidades frente aos desastres, ao alcançar para o ano de 2015, uma redução considerável das perdas que ocasionaram os tragédias, tanto em termos de vidas humanas, quanto aos bens sociais, econômicos e ambientais das comunidades e dos países. As prioridades são fazer com que a redução dos riscos de desastres seja uma prioridade; conhecer os riscos e tomar medidas; desenvolver uma maior compreensão e conscientização; reduzir o risco; além de estar preparado e pronto para atuar.

A abertura do evento ficou a cargo do prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Paulada. Na ocasião, o diretor da Escola de Defesa Civil (EsDEC), Cel. Paulo Renato Martins Vaz apresentou as diretrizes originadas entre as prioridades do MAH, delimitadas na Convenção das Nações Unidas na província de Hygo, no Japão, no ano de 2005. O trabalho propõe uma lista de passos essenciais para a construção de cidades resilientes que podem ser implantados por prefeitos e gestores públicos locais.

O coordenador Regional da Defesa Civil do Noroeste, Ten. Cel. Douglas Paulich explicou que 168 países participaram do Marco de Hygo, e que o workshop tem o intuito de capacitar o primeiro escalão dos governos municipais do Estado do Rio, a fim de que possam se habilitar a entender as ações preventivas e de captação de recursos necessários para a efetivação de uma política constante e eficaz de redução de desastres em cada mesorregião Fluminense.

Participaram do evento equipes de Defesa Civil e representantes dos municípios de Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, Miracema, Natividade, São José de Ubá e Varre-Sai. Estiveram presentes o prefeito de Itaperuna Fernando “Paulada”; comandante do CBA IV Norte Noroeste, Cel. Laécio Cunha Filho; coordenador Regional de Defesa Civil Noroeste, Cel. Douglas Paulich Júnior; diretor da Escola de Defesa Civil, Cel. Paulo Renato Martins Vaz; coordenador Regional de Defesa Civil Norte, Cel. Pires Santana Filho; secretário Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública de Itaperuna, Mj. Joelson de Oliveira; além de inúmeros secretários e representantes de Defesa Civil do Noroeste Fluminense.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública de Itaperuna; e Regional da Defesa Civil do Noroeste (REDEC – Noroeste Fluminense).

Decom – PMI/EIRD

As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana