Pular para o conteúdo principal

Balanço do Ministério da Saúde mostra que no estado do Rio as gestantes foram as menos vacinadas até agora.



Baixa adesão à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em todo o Brasil e por isso a campanha foi prorrogada para o dia primeiro de junho.

No interior do estado do Rio de Janeiro, muitas cidades ainda não atingiram a meta do Ministério da Saúde, que é de 80%. E, detalhe, os que mais deveriam se vacinar, não estão procurando os postos para receber a dose.

O balanço do Ministério da Saúde mostra que no estado do Rio as gestantes foram as menos vacinadas até agora. 74.827 receberam a dose, o que representa 40% do previsto.

Logo em seguida, estão os idosos. 950.343 foram vacinados. 43% do estabelecido pelo governo federal. As crianças também não estão próximas da meta do Ministério da Saúde. 175.464 receberam a dose da vacina contra a gripe, o que representa 52% do total. Até os trabalhadores da saúde estão longe da meta. Só 55% deles foram vacinados.

Os únicos que deram o bom exemplo foram os índios. Todos os 730 previstos pelo ministério foram vacinados.

Em todo o Brasil 1,319,379 pessoas foram imunizadas contra a gripe, 45% da meta do Ministério da Saúde.

Um dos município do interior do estado onde a situação é mais crítica é Aperibé, na Região Noroeste. Até agora 25% do público alvo foi vacinado.

Vinte dias de campanha e só nesta sexta-feira (25) a empregada doméstica Samara Carvalho levou o João Pedro, de 10 meses, para vacinar. E ela não estava sozinha. Nem nas desculpas.

Foi uma manhã movimentada no principal posto de saúde de Aperibé, no Noroeste do Estado. Muito diferente das ultimas semanas. O município foi um dos que menos aplicou doses nesta Campanha de Vacinação Contra a Gripe no estado. Até quinta-feira (24), pouco mais de 25% das 1.800 pessoas que podem ser imunizadas haviam comparecido às unidades de saúde.

De fato muita gente deixou para a ultima hora. Mas de acordo com a Secretaria de Saúde de Aperibé, o baixo índice de cobertura registrado até o momento não foi provocado pela falta de vacinação, e sim por uma dificuldade na atualização das informações no sistema da Secretaria de Estado da Saúde.

A coordenadora de imunização do município, Sandra Batista, mostra uma lista feita a mão com os nomes de quase 1.000 pessoas que teriam sido vacinadas nos últimos dias, mas que ainda não foram computados.

A maior dificuldade é com os idosos. É o grupo que menos compareceu até agora. Por isso a demora em bater a meta de 80% de cobertura.

Além de Aperibé, outros nove municípios do interior do Rio não chegaram a atingir nem metade da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Campos, Cordeiro e Santa Maria Madalena vacinaram 39% do público alvo. Bom Jesus do Itabapoana e Arraial do Cabo estão com 36%. São Pedro da Aldeia imunizou 35% do total estabelecido pelo Ministério da Saúde. Laje do Muriaé, 34%. Varre-Sai, 33%. E, Sumidouro vacinou apenas 32% do total.

Muitas cidades vacinaram apenas a metade do total de gestante, idosos e crianças de até um ano e onze meses. É o caso de Cabo Frio. Na cidade foram imunizadas 54% dos moradores que têm direito às doses.

No interior do estado apenas três municípios bateram a meta do Ministério da Saúde. Maricá atingiu 86% do público alvo. São José de Ubá vacinou 85% do número previsto. Porciúncula está na meta, 80%. Outros municípios estão próximos de bater esse índice. Italva e Iguaba grande tem 78% do público alvo vacinado. São Fidélis tem 76% e Casimiro de Abreu 75%.

Devem se vacinar pessoas com mais de 60 anos, gestantes, profissionais de saúde e crianças entre seis meses e dois anos. São poucas as restrições.

Fonte:in360

As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana