Pular para o conteúdo principal

Programa Saúde na Escola começa a ser implantado em Natividade



O PSE visa a integração e a articulação permanente da Educação e da Saúde, com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes. Desenvolvido a partir de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, o Programa Saúde na Escola (PSE) começa a ser implantado em Natividade, envolvendo as 12 escolas municipais e as cinco escolas estaduais do município.
Em Natividade, o gerenciamento do programa é feito através do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), formado por cinco pessoas, sendo dois da Secretária de Educação: a secretária Maria Cristina de Figueiredo Vieira e Maria Amélia França; e três da Secretaria de Saúde: o coordenador de Saúde Cléber Andrade da Silva, Hélio Medeiros e a enfermeira Flávia Teixeira.

Segundo Cléber Andrade, o PSE visa a integração e a articulação permanente da Educação e da Saúde, com o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, estabelecendo o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino e, assim, proporcionar-lhes melhoria da qualidade de vida.

Como ele esclarece, o projeto de implantação do PSE foi elaborado no ano passado e aprovado este ano pelo Governo Federal, sendo financiado com recursos do Ministério da Saúde.
Porém, como explica Cléber Andrade, diante da necessidade de se adequar as diretrizes do programa à realidade do município e sem um modelo para isso, o GTI fez uma consulta à Secretaria de Estado da Saúde (SES), resultando numa reunião ocorrida no dia 22 de março, em Natividade.
O evento contou com a participação de representantes da Rede de Atenção Básica do Rio de Janeiro, da SES e de vários municípios da região, que enfrentavam o mesmo problema, quando foram discutidos e definidas as etapas necessárias para a implantação do PSE.

De acordo com Cléber Andrade, inicialmente, acontecerá a capacitação dos profissionais que estarão atuando no programa, a ser desenvolvido através das sete equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), responsáveis por desenvolver as atividades do PSE nas escolas de sua área de abrangência.
Além dos enfermeiros dos PSFs, dois professores de cada escola, escolhidos pela direção dos educandários, estarão passando por um curso de capacitação, aplicado por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e por ONGs por ela escolhidas.
Antecedendo ao início da aplicação das atividades constantes do programa, acontecerá a avaliação de todos os alunos, no que se refere aos aspectos de saúde física, saúde psicossocial e saúde bucal, num verdadeiro diagnóstico da realidade de cada uma das regiões do município, tanto no perímetro urbano como na zona rural.

Cléber ressanta, ainda, que as atividades do PSE acontecerão através de oficinas, abordando, entre outros, os seguintes temas: Nutrição, Saúde, Segurança Alimentar, Atividades Físicas, Saúde Sexual e Prevenção às Doenças Sexualmente Transmitidas e à AIDS.

Durante a aplicação do PSE, os profissionais estarão descobrindo os problemas e as situações vivenciadas pelas crianças e jovens de cada escola, além de serem descobertos alunos com capacidade de liderança que funcionarão como multiplicadores da proposta do programa.

Ascom-PMN

As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana