Pular para o conteúdo principal

Rio Paraíba chega a 9,88m, mas tendência é baixar, segundo Defesa Civil



O rio Paraíba do Sul atingiu o nível de 9,88m na manhã desta terça-feira, mas a tendência é baixar, segundo o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira. Apesar dessa tendência,  o momento ainda  é de preocupação e alerta.

Ontem, cerca de 10 famílias da Ilha do Cunha foram levadas levadas para as escolas Castelo Branco e José do Patrocínio. Hoje mais duas famílias foram retiradas da comunidade. O rio Muriaé voltou a subir e também há preocupação com Três Vendas.

A Defesa Civil afirmou que a velocidade em que a água está sendo liberada da represa da Ilha dos Pombos, localizada entre os municípios de Carmo (RJ) e Além Paraíba diminuiu para 1.450 metros cúbicos de água por segundo.

Enquanto, isso em Cambuci, 200 famílias da localidade de Funil, no 5º Distrito, foram atingidas pelas água de um valão que transbordou de forma rápida, pegando a população de surpresa. O rio Pomba, que tem cota em 4,50m, chegou a 3,80m, e o Paraíba do Sul a 5m, quando o transbordo acontece em 5,20. Já em Santo Antônio de Pádua, mais de 1000 pessoas tiveram as casas invadidas pela água do Rio Pirapitinga, que transbordou no Distrito de São Pedro. A previsão das autoridades é de que a partir de amanhã o rios comecem a baixar e a situação seja estabilizada, por isso a Defesa Civil tranquiliza a população. “Possivelmente a partir de amanhã (quarta) as precipitações diminuam, com as chuvas acontecendo em pequena quantidade e de maneira espaçada, o que vai contribuir para estabilizar da situação. Mas, se isso não acontecer, estamos atentos e se houver necessidade, prontos para agir”, falou coronel Moacir Pires, que é coordenador regional Norte de Defesa Civil.

Em São Fidélis, até o fechamento desta edição, a cota do rio Paraíba do Sul — 5,45m —, ainda não havia causado transtornos.

A previsão do tempo para hoje na região Sudeste é de céu com muitas nuvens, chuva a qualquer hora do dia no Espírito Santo e no Norte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Já no Centro-oeste e no Noroeste de São Paulo, o sol brilha forte entre poucas nuvens. Faz calor e não há condições para chuva. Nas demais áreas do Sudeste, o sol também predomina, mas o tempo fica abafado, a nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.

fonte:folhadamanha

As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana