Pular para o conteúdo principal

Estudo sugere verificação da pressão arterial nos dois braços


Foto: Banco de imagens A medição da pressão arterial nos dois braços deveria ser regra, segundo estudo da University of Exeter Peninsula College of Medicine and Dentistry, na Inglaterra. Em uma análise, especialistas descobriram que diferenças no exame detectadas em cada um dos braços podem ser um indicador útil da probabilidade de risco vascular e até mesmo de morte.
A conclusão do estudo, publicado na revista ‘Lancet’, reforça os argumentos dos médicos que defendem a verificação da pressão sanguínea dos dois braços como procedimento padrão. A cardiologista Andrea Brandão, da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), defende o método:


Segundo ela, mesmo quando é detectada diferença pequena entre um braço e outro, geralmente escolhe-se aquele com maior pressão. “Esse procedimento deve ser realizado na primeira consulta do paciente ou uma vez por ano, para detectar exatamente se há diferença grande nos dois braços, verificar a causa, tratamentos e buscar localizar outras doenças vasculares que possam não ter sido verificadas”, explica.


A cardiologista destaca que a pressão arterial é considerada alta quando maior ou igual a 140 por 90. “A hipertensão está ligada à maioria dos casos de derrame e de infartos. Daí a importância de verificar a pressão regularmente. O ideal mesmo é mantê-la abaixo de 130 por 85”.


Exame pelo menos uma vez ao ano


A cardiologista Andrea Brandão recomenda a medição da pressão pelo menos uma vez ao ano. Um dos grandes riscos da pressão alta é o fato de geralmente não apresentar sintomas típicos. “Quem não tem o costume de avaliá-la pode ser hipertenso sem saber. Por isso, esse exame tão simples deve ser realizado”, diz.


Idoso, obesos, diabéticos, fumantes ou quem tem hipertensão na família devem fazer o exame com regularidade maior. Além disso, abuso do sal na alimentação, falta de atividade física, excesso de ganho de peso e consumo de álcool são fatores para a elevação da pressão. (O Dia)

As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana