Pular para o conteúdo principal

Projetos de Bom Jesus estão entre os pré-selecionados da FAPERJ

Do estudo de plantas nativas para a produção de fitoterápicos ao desenvolvimento de um veículo elétrico de dimensões reduzidas, fabricado com materiais reciclados e fibras naturais, ou ainda de um sistema sem fio para monitoramento de encostas e estruturas civis ao aproveitamento de dejetos suínos para produção de biogás e fertirrigação. Oitenta e um novos projetos foram pré-selecionados na fase preliminar do edital de Apoio à Inovação Tecnológica 2011. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira, 26 de maio, pela diretoria da Fundação. Os proponentes dos projetos pré-selecionados agora devem estar atentos ao prazo para entrega da documentação de comprovação da regularidade econômica e financeira, que se encerra no dia 10 de junho.

Com uma alta demanda – 344 propostas foram submetidas –, inicialmente, o previsto pelo edital era uma disponibilidade orçamentária e financeira de R$ 10 milhões. Devido ao mérito apresentado por grande parte das propostas, a diretoria da Fundação aumentou esse valor para R$ 14,5 milhões, o que possibilitou que mais projetos fossem contemplados. 

O programa de Apoio à Inovação Tecnológica da FAPERJ foi criado em 2007 e se destina a estimular o desenvolvimento de novidade ou de aperfeiçoamento no ambiente produtivo que possa resultar em novos produtos, processos ou serviços que incorporem aumento de produtividade e modificações no bem-estar social. Segundo o edital, os proponentes são empresas brasileiras sediadas no estado do Rio de Janeiro; empresários que exerçam atividades como produtores rurais; sociedades cooperativas; inventores independentes; e empreendedores individuais. As propostas deveriam estar inseridas em uma das áreas de interesse previstas no programa, de importância para o desenvolvimento socioeconômico fluminense, como aeroespacial, agropecuária, aquicultura, biocombustíveis, biodiversidade, biotecnologia, design, energias alternativas, energia nuclear, medicina regenerativa, meio ambiente, nanotecnologia, naval, petróleo e gás, robótica, rochas ornamentais, saúde, segurança pública e defesa, siderurgia, tecnologias da informação e da comunicação, transporte, TV digital e outras.

Os recursos do edital custearão despesas de capital, como material permanente, equipamentos e obras. Dentre as despesas de custeio, estão material de consumo, pequenas reformas e adaptações de infraestrutura e instalações, serviços de terceiros (pessoas físicas e jurídicas) com caráter eventual para a manutenção de equipamentos, a realização de pequenos reparos e adaptações de bens imóveis, a contratação de licenças de softwares, diárias e passagens e despesas de importação (até o limite máximo de 18% do valor do bem importado).

Desde 2009, em função da Lei Estadual de Inovação (Lei nº 5.361, de 29 de dezembro de 2008), não é mais obrigatória a parceria de micro e pequenas empresas proponentes com Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), e a FAPERJ pôde começar a apoiar atividades de inovação no setor produtivo.
Os selecionados agora devem fazer a entrega da documentação para comprovação da regularidade econômica e financeira até 10 de junho. Caso algum dos proponentes de projetos selecionados, nesta etapa, não atenda, satisfatoriamente, a apresentação da documentação prevista no edital, relativa à sua regularidade econômica e financeira, a Fundação poderá abrir chamada para alguns dos demais projetos considerados meritórios, dentro desta nova dotação orçamentária do edital. O resultado final está previsto para ser divulgado a partir de 29 de junho.

Confira a listagem completa do resultado preliminar do edital de Apoio à Inovação Tecnológica
 
RÁDIO ITAPERUNA AM 1410
Fonte: © FAPERJ

Comentários

As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana