Pular para o conteúdo principal

Prefeitura dá apoio aos produtores de Italva que sofrem com a seca

O longo período de seca que atinge o município de Italva está complicando a vida de produtores rurais, principalmente os pequenos criadores de gado. Sem chuva por muito tempo o pasto não cresce e o rebanho fica sem alimento, o que vem causando a morte de diversos animais.



Os criadores reclamam que seus animais estão morrendo por falta de alimento. Isso porque, as propriedades rurais da região, estão com açudes e baías completamente secos, e a vegetação rasteira parece palha.



Um único animal come de 25 a 40 quilos por dia, e os proprietários já não possuem o estoque de silagem, feita por meio da fermentação de algumas espécies de forrageiras como capim, sorgo e o napiê, que tem sido a alternativa para garantir a produtividade do rebanho leiteiro. Como a estiagem começou mais cedo e está durando um período maior e com os estoques baixos ou simplesmente vazios, a solução no Município de Italva tem sido a cana de açúcar, comprada para alimentar o rebanho.



Para o pequeno produtor, o custo do transporte dificulta esse tipo de negócio e passou a ser outro problema. Os criadores de Italva procuraram o Governo Municipal pedindo auxílio nesse sentido, e o Prefeito de Italva, Joelson Soares, prontamente os atendeu e está cedendo o transporte da cana até as propriedades. Agora sem o custo do frete, fica bem mais viável para os proprietários rurais comprar a cana e alimentar seus rebanhos até que a chuva volte a cair com mais freqüência na região.



Logo que tomou conhecimento do fato, o Prefeito Joelson Soares procurou atender os produtores rurais. “São coisas simples e que temos a obrigação de resolver. Temos dado uma atenção especial ao homem do campo e neste caso não poderia ser diferente”, declara o prefeito.



ASCOM

Comentários

As mais clicadas

Ideias simples fazem a conta de água e de luz cair até 40%.

Economizar luz e água têm sido preocupações cada vez mais constantes de várias famílias. Mas para reduzir o consumo de energia elétrica é preciso, primeiro, descobrir onde está o excesso de consumo. A dica é do professor aposentado de eletrônica, Fábio Gonçalves Jóta, de Belo Horizonte. Ele diz que as pequenas lâmpadas dos sensores da TV ou do microondas, por exemplo, que ficam acesas o tempo todo, também gastam energia. E alerta que dependendo do número de aparelhos que uma família tem nessas condições, pode representar mais que o chuveiro, que consome muito, mas é usado por pouco tempo. Na casa do produtor de orquídeas Nilton César Pires a água do banho é aquecida em 80 por cento do tempo, pelo sol. Ele conta que a economia na conta de luz chegou a 40 por cento e hoje está na casa dos 100 reais por mês. Um exemplo também de Belo Horizonte. Em outra residência, uma caixa d'água de 12 mil litros foi instalada para recolher o que cai da chuva. Serve para regar o jardim,...

Susana Vieira comemora 72 anos com festa em academia

S usana Vieira foi surpreendida com uma pequena comemoração de aniversário, organizada pela academia onde ela malha no shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, no sábado (23). Logo na entrada, Susana deve uma grande surpresa, quando Nathalia Timberg lhe fez uma surpresa com um buquê de flores.  A Bodytech estava fazendo aniversário também e fez uma surpresa para Susana, que malha todo dia na academia. A atriz ganhou bolo e comemorou ao lado de sua personal, Ana Cristina e de seus professores de funk. Com a alegria de sempre, Susana brincou com os presentes, nos aparelhos, e ainda dançou antes de apagar a velinha.  Por O Fuxico

Nuvem e ventania assustam população de Italva

Por volta das 17h30 horas, desta sexta-feira (27/12), uma nuvem negra passou por Italva e provocou uma forte ventania no Centro, assustamdo quem passava pelas ruas da cidade e na ponte Governador Edmundo de Macedo Soares. Apesar do aparente mau tempo, choveu muito pouco na cidade e a temperatura continua elevada.      Fonte: Italva em Foco/Foto: Gilmar Sana